icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Primeira ''rede social'' da história foi descoberta por cientistas

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 12/03/20 às 15h13

capa do post Primeira

Basicamente, todos nós estamos ligados diariamente às redes sociais, pois se tornaram extremamente comuns. A rede social é uma estrutura social composta por pessoas, grupos de pessoas ou organizações. Elas estão conectadas por um ou vários tipos de relações. Geralmente, compartilham valores e objetivos comuns. O que mais chama a atenção das pessoas em uma rede social é sua abertura. Ela possibilita relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre seus usuários. O melhor de tudo é que as redes sociais podem operar de várias formas diferentes. Isso quer dizer que temos muitas opções para escolher e, melhor ainda, podemos escolher todas elas.

Há redes sociais de relacionamento, como o Twitter, Facebook, Instagram e Badoo, por exemplo. Há também a rede social profissional, que é o Linkedin, por exemplo. Além disso, existem redes comunitárias, que são as de bairros ou cidades apenas. Podemos encontrar ainda redes sociais militares, políticas e etc. Quase todas as pessoas hoje conhecem o Facebook ou Instagram. Sendo assim, podemos falar que você é um usuário assíduo das redes socais. Mas, quando foi que tudo começou? Qual foi a primeira rede social da história e como era utilizada? Pensando um pouco melhor sobre isso, resolvemos trazer essa matéria, caro leitor. Cientistas descobriram recentemente a "primeira rede social" da história. Confira:

Primeira "rede social" da história

Alguns dos primeiros animais do mundo foram conectados por redes de filamentos, parecidos com fios. Essa é uma informação dada por pesquisadores das universidades de Cabridge e Oxford, na Inglaterra. A informação foi dada por meio de um artigo publicado no Current Biology. Os estudiosos explicam que essa é a primeira evidência já encontrada de vida de "conectando" no que podemos chamar de "rede social" pré-histórica.

Segundo o grupo, os organismos pertencem ao táxon dos rangeomorfos. Eles teriam surgido durante o período ediacarano, entre 571 e 541 milhões de anos atrás. Foram encontradas então sete espécies diferentes de organismos fossilizadas e conectadas por filamentos de até 4 metros. Os fósseis foram observados em quase 40 locais em Newfoundland, no Canadá. "Esses organismos parecem ter conseguido colonizar rapidamente o fundo do mar. Geralmente vemos uma espécie dominante nesses leitos fósseis", disse Alex Liu, um dos pesquisadores. "Como isso acontece ecologicamente tem sido uma questão de longa data, mas esses filamentos podem explicar".

Segundo os pesquisadores, esses filamentos são finos e sua visibilidade é difícil. Quanto à função, ainda há dúvidas. No entanto, os cientistas especulam que os ligamentos eram utilizados para nutrição, comunicação ou reprodução entre organismos. De acordo com os resultados das pesquisas, vários membros individuais da mesma espécie podem estar ligados por esses filamentos, como uma rede social da vida real. Essa teria sido então a primeira rede social da história do mundo.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos. Vale sempre lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   Revista Galileu  
Imagens
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest