Quando pensamos em vulcões nos lembramos daquelas formações rochosas que expelem lava. Eles podem ser encontrados em algumas partes do mundo e se formam quando as placas tectônicas se chocam e acabam surgindo os vulcões. E existem lugares que tem mais dessas formações do que outros. Mas quais são os países que tem mais vulcões?
Como eles se formam por conta das placas tectônicas, eles são mais presentes em locais onde o território está acomodado. Quando as placas tectônicas se chocam, ocorrem terremotos e outros eventos, como o surgimento de vulcões que se formam nas margem dessas placas. Com o movimento das mesmas, o magma encontra abertura para subir até a superfície.
Os ciclos tectônicos permitem o surgimento dos vulcões. Eles duram 300 milhões de anos e definem o tempo de atividade vulcânica. Contudo, depois do fim de um ciclo, passados milhões de anos, um novo pode começar. Por conta disso que regiões onde eles estão presentes tem sempre um alerta.
Veja quais são os países que tem mais vulcões que entraram em erupção no período holoceno, que aconteceu nos 12 mil últimos anos e vai até os dias de hoje.
Países com mais vulcões
1 – EUA
Os EUA lideram o ranking de países com mais vulcões tendo 165 do período holoceno. De todos esses, desde 1800, 63 estão ativos e os outros 42 estão ativos desde 1950.
2 – Japão
Ao todo, o país tem 121 vulcões no seu território. Deles, 62 estão ativos desde 1800 e 44 desde 1950.
3 – Indonésia
Desde 1800, 74 vulcões estão ativos no país asiático, e 58 desde 1950, totalizando 116 vulcões. Na Indonésia, a atividade vulcânica é constante e, segundo o Programa de Vulcanismo Global (GVP) do Smithsonian Institution, no dia 16 de agosto desse ano seis vulcões entraram em erupção. Foram eles: Lewotobi, Merapi, Lewotolo, Semeru, Ibu e Dukono.
4 – Rússia
Ao todo, a Rússia tem 115 vulcões. Sendo que 49 estão ativos desde 1800 e 33 desde 1950.
5 – Chile
O último dos países com mais vulcões é o Chile, com seus 91. Sendo 35 ativos desde 1800 e 19 desde 1950. Além disso, o país é parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico, que é uma cadeia tectônica de 40 mil quilômetros no oceano pacífico onde está localizada 90% da atividade sísmica da Terra e onde estão a maior parte dos vulcões ativos do planeta.
Fonte: National geographic
Imagens: National geographic