Qual a origem do nome das notas musicais?

POR A redação    EM Mistérios & Horror      10/09/15 às 19h20

Na música, o termo nota tem dois significados principais: Um sinal usado em notação musical para representar a duração relativa e afinação de um som e a frequência o próprio som. Notas são os "átomos" da música: elas facilitam o desempenho, compreensão e análise da música.

O termo nota pode ser usado em sentidos tanto genéricos e específicos: pode-se dizer que a nota se refere a um evento específico musical; ou referir-se a uma classe de acontecimentos que partilham o mesmo passo.

Na teoria da música tradicional, a maioria dos países do mundo usam a convenção de nomenclatura Do-Re-Mi-Fa-Sol-La-Si. Essa classificação é utilizada na Itália, Espanha, França, Romênia, a maioria dos países latino-americanos, Grécia, Bulgária, Turquia, Rússia, e toda os países de origem árabe. No entanto, dentro da língua inglesa e holandesa as classes de notas são normalmente representadas pelas primeiras sete letras do alfabeto latino (A, B, C, D, E, F e G).

O nome das notas tem a sua origem na idade média. O famoso dó, ré, mi, fá, sol, lá, si veio da música coral medieval. Quem foi o responsável foi Guido d'Arezzo, um padre italiano, que criou o sistema de nomes das notas musicais. Oficialmente o sistema é chamado de sistema de solmização. Ele funciona da seguinta maneira: as seis sílabas foram tiradas das primeiras seis frases do texto de um hino a São João Batista. Confira:

As frases iniciais do texto, escrito por Paolo Diacono, eram:

Ut queant laxis,

Resonare fibris,

Mira gestorum,

Famuli tuorum,

Solve polluti,

Labii reatum.

Cada frase em latim era cantada um grau acima na escala musical. A tradução das frases é a seguinte: "Para que os teus servos possam cantar as maravilhas dos teus actos admiráveis, absolve as faltas dos seus lábios impuros".

Ut foi substituído por dó por Giovanni Battista Doni. Ele achava a sílaba incômoda para o chamado ''solfejo''. Além disso, ele adicionou a sílaba si, como abreviação de "Sante Iohannes" ("São João"). A sílaba sol chegou a ser diminuída para "só", para deixar todas as sílabas padronizadas para terminar em uma vogal.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+