Qual cor você vê nessa ilusão de ótica?

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      17/06/14 às 17h33

Esse disco frenético que você vê girando logo abaixo, trata-se do Disco de Benham. A imagem recebe o nome de seu criador, que descobriu, por meio desse invento meio alucinante, que pessoas diferentes conseguem ver cores diferentes a partir da rotação da figura. Segundo registros, é possível ver linhas verdes, amarelas, vermelhas (em pouquíssimos casos) e há ainda quem não consiga ver cor alguma.

Apesar de não ser uma coisa nova, ainda não há muitas explicações a respeito da indução de cores acarretadas pelo Disco de Benham. Isso porque, a princípio, a figura só contém as cores preta e branca, dessa forma as nuances de outros tons só acontecem devido ao movimento extremamente rápido da imagem.

Mesmo sem ser uma consenso, uma das explicações mais aceitas para esse fenômeno é que, as pessoas enxergam cores diferentes basicamente porque os receptores de cores dos olhos respondem de forma direta aos graus de vermelho, verde e azul, dependendo da intensidade dos tons. Assim, acredita-se que o centro da imagem e as linhas que ela apresenta mudam de cor conforme a pessoa que a observa.

Veja a imagem abaixo:

E então, que cor você viu?

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+