Você provavelmente já viu em filmes ou séries os serviços FBI e CIA, não é mesmo? Acredite, eles não são os mesmos e cada um possui um papel específico na segurança dos Estados Unidos. Quando falamos sobre o assunto, diversas dúvidas surgem nas nossas mentes, principalmente a função de cada um. Sabemos que os dois são os maiores serviços do país norte americano e buscam manter a paz em geral, mas os seus trabalhos são diferentes, mesmo que se encaixem. Sendo assim, a redação da Fatos Desconhecidos resolveu pesquisar e trazer o resultado para cada um de vocês, caros leitores.

O FBI (Federal Bureau of Investigation) é uma espécie de Polícia Federal, como a que temos aqui no Brasil, só que dos Estados Unidos. Essa agência governamental possui o papel de amparar as leis como um todo através da investigação de violações da lei penal federal. No entanto, diferente do que muitos pensam, o FBI não é um departamento de polícia nacional. Ele é, no mais, uma jurisdição diferente para determinados tipos de crime, administrada pelo Procurador Geral da Justiça dos Estados Unidos. Foi criada em 26 de Julho de 1908 pelo promotor público Charles Joseph Bonaparte. O FBI é considerado a maior agência policial do mundo e conta hoje com mais de 30 mil funcionários que atuam em sessenta países.

Publicidade
continue a leitura

Já a CIA (Central Intelligence Agency) é o serviço de inteligência estadunidense que tem como papel coletar informações de fontes humanas, avaliar então se essas informações ameaçam a segurança do país e informar os responsáveis para que providências sejam tomadas. O serviço de inteligência estadunidense foi criado a fim de satisfazer as necessidades estratégicas em virtude da Guerra Fria e do avanço do comunismo. Hoje em dia a CIA perdeu um pouco da sua importância, pois o trabalho oferecido pela empresa é restrito à investigação de informações de fontes humanas, a obtenção de informações obtidas de sinais de comunicação (SIGINT) é dever de outro órgão, a NSA.

Publicidade
continue a leitura

[caption id="attachment_226250" align="alignnone" width="1024"] President George W Bush visits CIA Headquarters, March 20, 2001.[/caption]

Como afirmamos, a CIA e o FBI podem trabalhar juntos com compartilhamentos de informações, mas isso não faz deles o mesmo órgão e vigilância e medidas a fim de manter a paz nacional de determinado lugar. Existem, na verdade, grandes diferenças entre os dois órgãos. A maior delas é que, enquanto o FBI possui uma atuação maior e mais ativa dento dos Estados Unidos, a CIA mantém seu trabalho sendo realizado no exterior.

Publicidade
continue a leitura

E aí, você sabia sobre essas diferenças? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Publicado em: 06/10/17 12h30