• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Qual a explicação para as focas que estão aparecendo com enguias enfiadas no nariz?

POR Toni Nascimento    EM Mundo Animal      13/12/18 às 14h16

Nós adoramos tudo sobre os animais. Eles são, muitas vezes, tão fofos e excêntricos que não nos aguentamos dentro de nós. Mesmo quando coisas esquisitas acontecem, nós meio que não conseguimos parar de prestar atenção nessas criaturas. Esse é o caso das focas.

Elas já costumam dar o que falar, porém, dessa vez, elas chamaram nossa atenção por outros motivos. Pois neste caso, em específico, elas estão relacionadas às enguias de uma forma curiosa.

Enguia no nariz das foca

O principal pesquisador do Programa Havaiano de Pesquisa das Focas-Monge é Charles Littnan. Ele e sua equipe ficaram chocados quando descobriram uma foca que estava com uma enguia enfiada em seu nariz, em uma remota ilha a noroeste do Havaí. "Nós encontramos uma foca com uma enguia presa no seu nariz. Temos um protocolo?", disse Littnan ao The Washington Post.

Foram vários e-mail e ligações, além de muitas pessoas envolvidas, para tentar decidir o que fazer diante daquela situação. Eles deveriam interferir naquele momento ou simplesmente deixar que a natureza seguisse o seu ritmo natural? A primeira decisão foi interferir, porém, não foi tão fácil quanto eles imaginaram. "Havia apenas cerca de cinco centímetros da enguia ainda saindo do nariz, então foi parecido com o truque de mágico, quando eles tiram lenços da manga e não para mais de sair", afirmou o pesquisador. Após um ano desse caos, as focas passam bem, apesar da morte da enguia durante o processo de retirada.

Repetição

Esse caso torna-se curioso não simplesmente porque uma enguia entrou no nariz de uma foca, mas sim porque essa situação voltou a se repetir mais de três vezes. "Não temos ideia de por que isso está acontecendo de repente. Você vê algumas coisas muito estranhas se observar a natureza por tempo suficiente, e isso pode acabar sendo uma dessas pequenas esquisitices e mistérios de nossas carreiras que, daqui a 40 anos, estaremos aposentados e ainda questionando como isso aconteceu", afirmou o pesquisador.

A teoria favorita do pesquisador é de que as enguias gostam de se enfiar em buracos, como nos corais, e ao mesmo tempo são presas das focas - que não têm mãos. Quando eles tentaram atacá-las, elas naturalmente se enfiariam nos buracos dos seus narizes.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que adora as focas, aquele abraço.




Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Galileu  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+