Curiosidades

Quando surgiram os palhaços?

0

Os palhaços são conhecidos por trazer alegria e diversão, assim como por seus diversos papéis em filmes de terror. O personagem está presente em algum momento da vida de diversas pessoas.

Apesar da origem do palhaço ser confundida com a história do circo, ninguém sabe exatamente quando surgiu o primeiro personagem. No entanto, pesquisadores apontam que a origem foi na Idade Média, quando algumas pessoas deveriam ser o bobo da corte e fazer o rei e sua corte rir.

Os “bobos da corte” utilizavam máscaras divertidas e diferentes, roupas largas e sapatos engraçados. Os espetáculos eram realizados por grupos teatrais. As apresentações contavam com piadas, ironias e até mesmo situações de romantismo.

Alguns palhaços faziam personagens como artistas da corte ou ambulantes que cantavam poemas em versos acompanhados de instrumental. Vale lembrar que eles não escreviam os textos, apenas recitavam.

No entanto, o palhaço como estamos familiarizados atualmente surgiu em 1758, na Inglaterra, por meio de Philip Astley, um oficial da cavalaria. Ele realizava apresentações com homens em pé no dorso com cavalo. Em seus espetáculos, em locais fechados, ele incluiu palhaços e equilibristas.

Depois de fazer uma apresentação ao rei da França, ele abriu uma filial em Paris. Após isso, a ideia conquistou países como a Suécia, Espanha, Alemanha e Rússia. Já nas Américas, a entrada do circo e dos palhaços começaram nos Estados Unidos, com espetáculos em diversas cidades.


Dom dos palhaços

Tribuna de Restinga

De acordo com a tradição circense, para ser um palhaço a pessoa precisa nascer com um dom. Isso porque o primeiro palhaço teria nascido com o dom de ser engraçado.

Conforme o mito, em algum lugar do mundo, um artista se atrasou para um espetáculo no circo. Devido à plateia gritar ansiosa, o dono do circo colocou o filho de um dos artistas para se apresentar.

Sem saber o que fazer, o menino tentou dar meia volta para se esconder, mas acabou tropeçando e caindo, batendo o rosto no chão. Após isso, a plateia caiu em gargalhadas, principalmente devido ao nariz vermelho do garoto. Devido a essa lenda, os palhaços usam narizes vermelhos.

Por causa disso, acredita-se que para descobrir se o filho é palhaço os circenses colocam os filhos no meio do picadeiro. Se ele fizer a plateia rir, é palhaço.

Outra características dos palhaços são suas maquiagens e fantasias. Normalmente, calçam sapatos grandes, vestem roupas largas e em tons vivos, com cores brilhantes e às vezes cheias de remendos. Também costumam usar chapéus alegóricos, perucas, penteados diferentes, com cores incomuns e o famoso nariz vermelho.

Acredita-se que os palhaços evitam usar maquiagens azuis pois pinturas desta cor trazem má sorte. A tradição ainda aponta que para desejar boa sorte eles utilizam a expressão “quebre a perna”.

Artistas brasileiros

Folha Press

Em território nacional, os palhaços são muito famosos. Um deles é o Carequinha, palhaço que anima as crianças com o Slogan “Tá certo ou não tá?”. O palhaço iniciou a carreira aos 5 anos de idade e afirma ter orgulho de já ter nascido no circo, já que um dos seus pais era artista circense. Ele trabalhou em diversos circos nacionais e internacionais e foi o primeiro palhaço a fazer sucesso nos programas de auditório infantis. Ao todo gravou 26 discos, fez filmes e assinou diversos produtos infantis.

Outro pioneiro é o Piolin, palhaço que se destacou pela criatividade e habilidade como ginasta e equilibrista. Ele também era de uma família circense e conquistou o reconhecimento na Semana da Arte Moderna como um exemplo de artista popular brasileiro. O apelido é devido a um tipo de barbante, que é associado a sua aparência física, já que é magro e com pernas longas.

Também marcaram a história nacional a dupla de palhaços Patati e Patatá. Eles surgiram em 1983 e ficaram conhecidos em todo o Brasil. No ano de 2010 lançaram o “Brincando com Patati e Patatá” pela Som Livre. O álbum recebeu certificado de diamante com mais de 300 mil cópias vendidas.

Fonte: Diário do Aço, Smart Kids

Novo tipo de tempestade foi identificado pelos cientistas

Matéria anterior

Por que algumas pessoas na Groenlândia metabolizam açúcar diferente?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos