Quantas horas os animais dormem por dia?

POR Rafael Miranda    EM Mundo Animal      29/05/15 às 18h39

Dormir é uma das atividades mais prazerosas que o ser humano faz. O período de sono indicado para os humanos pode variar de acordo com a idade. Uma substância química chamada melatonina é desenvolvida pela glândula pineal e tem grande  importância no nosso sono. Essa secreção glandular que entra na circulação sanguínea regula o nosso ciclo do sono. Entretanto, essa glândula só regula o período de sono, não "produz" a substância responsável pelo sono.

Nos animais, o nematóide Caenorhabditis elegans é o organismo mais primitivo em que foi-se registrado o ato de dormir. Diferentes mamíferos tem sono em quantidades diferentes. Conheça a seguir quantas horas alguns mamíferos dormem por dia.

Morcego

1

Os morcegos, dormem de 18 a 20 horas por dia. Os morcegos têm a dieta mais variada entre os mamíferos, pois podem comer frutos, sementes, folhas, néctar, pólen, artrópodes, pequenos vertebrados, peixes e sangue. Os morcegos contribuem substancialmente para a manutenção dos ecossistemas, pois atuam como polinizadores, dispersores de sementes, predadores de insetos (incluindo pragas agrícolas), fornecedores de nutrientes em cavernas e vetores de doenças silvestres.

Girafas

2

Girafas dormem apenas de 3 a 4 horas por dia. O tempo de vida de uma girafa é de aproximadamente 15 a 20 anos.  Elas dormem em pé e, apenas em ocasiões muito especiais, quando se sente completamente segura, se deita no chão para descansar. A girafa só se deita se estiver segura pois, caso um predador se aproxime, ela demora muito tempo para se levantar devido a seu tamanho.

Tatu

3

Os tatus gostam bastante de dormir. A média do sono desses mamíferos é de 18 horas. Esses animais têm grande importância para a medicina, uma vez que são os únicos animais, além do homem, capazes de contrair lepra, sendo usados nos estudos dessa enfermidade.

Gambá

4

Esse animais noturnos dormem aproximadamente 18 horas por dia. Quando começa escurecer, o gambá sai de seu abrigo para caçar e coletar alimentos. Sendo um animal onívoro, se alimenta praticamente de tudo.

Musaranho

5

Esses animais medem cerca de 10 cm e pesam cerca 15 gramas e dormem menos de 16 horas. Contudo, apesar do pequeno porte são capazes de atacar, matar e devorar animais que têm o dobro do seu tamanho. Comem o equivalente ao seu peso de três em três horas. Por causa do metabolismo acelerado, muito tempo sem comida pode significar a morte. Seu coração bate 1200 vezes por minuto, quase doze vezes mais rápido que o do ser humano.

Bicho preguiça

7

Ironicamente, o bicho preguiça não é preguiçoso como muitos pensam. Ela dorme no máximo 14 horas por dia. Não é de se espantar uma preguiça que durma só 9 horas diárias. De hábitos solitários, a preguiça tem, como defesa, sua camuflagem e suas garras. Para se alimentar, a preguiça utiliza-se de "dentes" que se apresentam em forma de uma pequena serra. Herbívoro, tem hábitos alimentares restritos, o que torna difícil sua manutenção em cativeiro.

 

 

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+