Curiosidades

Quantas monarquias ainda existem no mundo e quais são elas?

0

Todos nós assistimos filmes de príncipes e princesas em algum momento da vida. Esses são capazes de encantar adultos e crianças de várias gerações. Ficamos imaginando como seria um mundo assim, onde os reis escolhessem os melhores cavalheiros para se casar com suas filhas e assim se tornar os próximos reis de todo um reino. Acredite, não é somente na ficção que eles existem. No mundo em que vivemos, existem diversos reinos reais espalhados e esses são, também, comandados por famílias reais. Embora a democracia domine a maior parte do cenário político contemporâneo, com os presidentes, primeiro-ministro e parlamento, atualmente ainda existem monarquias em alguns lugares.

O Reino Unido, por exemplo, é a monarquia mais conhecida do mundo inteiro. Mas, como falamos, não é a única. E foi pensando um pouco sobre esse assunto, que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou algumas monarquias que ainda existem no mundo e, além disso, outras formas na qual elas são categorizadas. Confira conosco a seguir e surpreenda-se. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já.

O que são monarquias

Monarquia é uma forma de regime político. Nesse modelo, um monarca que governa e ele pode ser um Rei, Imperador, Príncipe, Sultão, Duque, Emir ou Papa. Nesse regime, não é necessário consulta aos habitantes para saber quem eles preferem que governe o país ou o reino. O local onde o monarca vive e trabalha é chamado de corte. Enquanto isso, os cidadãos que estão sob o regime da monarquia, são chamados de súditos.

A monarquia é a mais antiga forma de governo que ainda está em vigor nos dias atuais. O monarca se mantém no cargo até morrer ou que abdique, assim o trono é passado de forma hereditária na maior parte das vezes. Nem todos sabem, mas desde 1800, a ideia de monarquia começou a ser abolida na maioria dos países. Isso por causa da influência trazida pela Revolução Francesa.

Quantas Monarquias existem hoje em dia?

De acordo com a ONU, atualmente existem 193 países no mundo. Ainda há diversas pessoas que acreditem que a Rainha Elizabeth II é uma das poucas ou única monarca nos dias atuais. No entanto, esse é um tremendo engano, pois ainda existem 43 territórios com monarcas. Eles são ainda divididos em 5 categorias. Confira conosco a seguir quais são elas.

1 – Monarquia Absolutista Hereditária

Nesse tipo de monarquia, o monarca herda o cargo e detém os poderes supremos, além de exercer os papéis do primeiro-ministro, ministro da defesa, ministro da fazenda e outros. Atualmente a Monarquia Absolutista Hereditária pode ser encontrada na Arábia Saudita, Brunei, Emirados Árabes Unidos, Omã, Qatar e Suazilândia.

2 – Monarquia Constitucional Hereditária

Nessa categoria, a figura real está sujeita a uma constituição. Isso quer dizer que seus poderes estão mais ou menos limitados pelas leis. Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Bahrein, Barbados, Bélgica, Belize, Butão, Canadá, Dinamarca, Espanha, Ilhas de Salomão, Jamaica, Japão, Jordânia, Kuwait, Lesoto, Liechtenstein, Luxemburgo, Marrocos, Mônaco, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Papua Nova Guiné, Reino Unido, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Suécia, Tailândia, Tonga e Tuvalu são os países que vivem nessa categoria.

3 – Monarquia Constitucional Eletiva

Nessa categoria, os monarcas são escolhidos pelos votos de alguns poderes locais. O mandato pode ter um tempo determinado ou, em alguns casos, ser vitalício. Atualmente, apenas a Malásia e Camboja vivem nesse tipo de regime, e por lá, quem manda o mesmo é o primeiro-ministro e as duas casas legislativas.

4 – Diarquia

Atualmente, somente Andorra possui a diarquia como forma de governo. Na categoria, dois chefes de Estado comandam o reino como copríncipes. No entanto, o poder mesmo fica com o chefe de Estado e o parlamento, ambos sendo eleitos pelo povo.

5 – Monarquia Absolutista Eletiva Não-Hereditária

Esse nome se resume ao Vaticano. Por lá, o Papa é o rei que é eleito pelo Colégio de Cardeais e possui plenos poderes. Diversas pessoas consideram a monarquia uma das melhores forma de governo, mas é inegável que ela está perdendo o espaço de forma gradual para os regimes democráticos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Cogumelos mágicos são 4 vezes mais eficazes que antidepressivos

Matéria anterior

Cientistas fizeram a luz infravermelha ser visível para os humanos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.