Curiosidades

7 mudanças de protocolo feitas por conta da morte da Princesa Diana

0

A Família Real Britânica está entre as mais comentadas, populares e importantes do mundo. Ela ocupa o topo das famílias reais mais famosas de todos os países. E possui ainda os bens mais preciosos, como terras, castelos e até mesmo leis, que só se aplicam a eles. Pessoas do mundo inteiro viram seus olhos para eles, quando algo acontece por lá.

Uma das figuras que fascinava todos ao redor do mundo era Lady Di. A princesa Diana, ou “princesa do povo” como era conhecida, sempre foi um sinônimo de beleza e classe.

Sua morte foi trágica e inesperada em um acidente de carro em 1997. Mas ela não deixou de ser querida e lembrada pelo povo até os dias de hoje. O impacto de Lady Di não foi apenas na história. Sua morte impulsionou mudanças significativas na monarquia britânica.

Algumas mudanças não foram tão grandes, mas foram muito representativas. Já outras marcaram o começo de uma repaginação na maneira como a realeza se relacionava com o público. Mostramos aqui algumas dessa mudanças.

1 – Pronunciamento da rainha

Protocolo1 624x406, Fatos Desconhecidos

Depois de cinco dias da morte de Lady Di, a rainha Elizabeth II fez um pronunciamento televisionado para falar sobre a perda da princesa. O pronunciamento aconteceu depois que a rainha foi bastante criticada por não ter feito nenhuma demonstração de luto pela ex-nora.

Esse pronunciamento foi uma novidade para a realeza britânica. Já que o único outro discurso televisionado da rainha, além das tradicionais mensagens de natal, foi em 1991 para falar da guerra do Golfo.

“Eu a respeitava e a admirava por sua energia e comprometimento com os outros, especialmente por sua devoção aos filhos”, disse ela.

2 – Bandeira a meio mastro

Protocolo2 624x406, Fatos Desconhecidos

A bandeira que fica no telhado do Palácio de Buckingham é o estandarte real, o que significa que é a bandeira pessoal da rainha. Ela serve para informar o público quando a monarca está na residência.

No entanto, quando Lady Di morreu várias pessoas que não sabiam o que a bandeira representava consideraram falta de respeito ela não estar a meio mastro. Por conta disso, quando a rainha deixou o palácio em direção ao funeral, o estandarte real foi trocado pela bandeira do Reino unido e colocada a meio mastro.

3 – Viajar junto

Protocolo3 624x406, Fatos Desconhecidos

Outro protocolo que também foi quebrado com a morte da princesa Diana foi dar permissão que os príncipes William e Harry voassem juntos para Londres para o funeral da mãe.

“Numa quebra de protocolo real, normalmente eles não são autorizados a viajar na mesma aeronave, William, Harry e Charles embarcaram no voo de Balmoral, na Escócia, para Londres naquela manhã”, contou a escritora Katie Nicholl em sua biografia, publicada em 2010.

No entanto, para que essa regra fosse quebrada foi preciso uma permissão especial emitida pela própria rainha. Contudo, recentemente essa regra foi quebrada para que Harry e Meghan viajassem juntos, em nome da coroa, com seu filho Artie.

4 – Estandarte real no caixão

Protocolo4 624x406, Fatos Desconhecidos

O estandarte real representa os membros oficiais da família real. Mas ele foi colocado no caixão de Lady Di, ainda na França, como uma forma de homenagear a princesa e tudo o que ela representou.

De acordo com a BBC, quem decidiu colocar o estandarte foi o militar Charles Richie. O homem assumiu a responsabilidade pela quebra de protocolo.

5 – Rainha fazendo reverência

Protocolo5 624x406, Fatos Desconhecidos

No velório da princesa, um gesto da rainha quebrou todos os boatos sobre a relação da família real com Diana. Segundo a BBC, quando a caixão de Lady Di passou em frente ao Palácio de Buckingham, a rainha inclinou levemente sua cabeça fazendo uma reverência. Esse é um ato que se espera de todos, menos de uma monarca.

6 – Monarquia humanizada

Protocolo6 624x406, Fatos Desconhecidos

Com a morte de Lady Di também morreu a ideia de que o povo britânico é frio. A quantidade de gente que se comoveu com a morte de Lady Di impressionou a família real. Por isso, a monarquia decidiu rever alguns de seus protocolos a fim de ser tornar mais “humana” aos olhos do público.

Essas mudanças deram aos membros da família a possibilidade de se comportar de uma maneira mais informal em determinadas situações.

7 – Liberdade para se expressar

Protocolo7 624x406, Fatos Desconhecidos

A morte de Diana provocou mudanças que não foram tão imediatas assim. Talvez uma das maiores tenha sido o legado e inspiração que ela deixou em seus filhos para eles falarem abertamente sobre seus sentimentos e sobre as pressões que a realeza faz.

Os príncipes William e Harry seguem o exemplo da sua mãe e já quebraram vários tabus com relação à saúde mental e família. Além de compartilharem suas experiências pessoais.

7 atores demitidos de séries de sucesso

Matéria anterior

Ovos ajudam a manter a fome sob controle?

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos