Quantas vezes você realmente precisa tomar banho? (De acordo com a ciência)

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      13/01/15 às 17h23

Muitos acham a atividade uma das mais prazerosas do dia. Outros, evitam até os 45 do segundo tempo para terem que faze-la. O banho definitivamente faz parte do nosso cotidiano.

Nada melhor do que aquela sensação de frescor e limpeza quando se sai do chuveiro não é mesmo? Isso sem contar as atividades que fazemos no banho: cantamos, atuamos, pensamos na vida, dançamos, alguns fazem sexo, enfim; uma infinidade de benefícios que encontramos nessa atividade rotineira.

3

Você já parou para pensar se é realmente necessário aqueles 2, 3 ou mais banhos que você toma todos os dias? Tudo depende das condições de saúde e bem estar de cada pessoa. De  repente a pessoa tem um suor excessivo, ou trabalha em local muito quente, etc. Bom, o ideal, por incrível que pareça é de um banho por dia.

Por que tomamos tantos banhos por dia?

4

Convenções sociais impostas pela indústria de higiene. Sim, é verdade. Nossos ancestrais não tomavam tantos banhos quanto nós. Com a invenção do sabonete e de outros produtos de higiene pessoal, muita publicidade era feita para alavancar o hábito do "banho". Assim, quanto mais banhos as pessoas tomassem, mais sabonetes as indústrias venderiam.

5

Nas décadas de 1920 e 30, mais mulheres entraram na força de trabalho e mais pessoas começaram a deixar suas fazendas para trabalhar em fábricas, levando a uma grande mudança no foco cultural da limpeza e do hábito de tomar banho.

Lado Prejudicial e como tomar o "Banho Ideal"

6

A dermatologista Márcia Purceli e a Pediatra Ana Escobar, do Programa ''Bem Estar'' da TV Globo, explicaram em detalhes  os benefícios de tomar um banho por dia. No gráfico abaixo feito pelo G1 a partir da explicação das especialistas, você vê como deve ser tomado o ''banho ideal''.

2

Tomar banhos demais faz mal porque a pele possui um equilíbrio natural entre a gordura e as bactérias, conferindo, assim, uma camada protetora ao corpo. O excesso de água quente e sabão retiram essa barreira natural de gordura e bactérias que são benéficas e protegem a pele de fungos, evitando as micoses, eczemas e até alergias. Quando o indivíduo tem o hábito de tomar mais do que um banho por dia, os outros deverão ser apenas uma ducha rápida, sem sabonete.

E se a pessoa não gosta de tomar banho?

7

Calma, para tudo têm uma solução! Muitas pessoas não gostam de tomar banho, principalmente todos os dias. O que fazer então com essas benditas almas deslavadas?

Se você caro leitor não gosta de banho todos os dias ou toma somente 2 ou 3 banhos por semana você pode limpar as partes mais grosseiras do seu corpo com uma toalha e sabão ou limpeza para remover as bactérias causadoras de odor em dias sem banho. (Partes Grosseiras: rosto, axilas, sob as mamas, genitais e nádegas.)

Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+