Curiosidades

Quanto tempo os poços de água subterrâneos podem durar?

0

Se considera a água como uma substância vital para a espécie humana. Ela não apenas é necessária para a nossa sobrevivência, como constitui a maior parte do nosso organismo e também do nosso planeta. Nós a bebemos, a utilizamos para o preparo de refeições, higiene pessoal, limpeza doméstica, transporte, produção de energia elétrica e várias outras coisas.

Sua importância é enorme. E infelizmente, pessoas já enfrentam dificuldades para acessá-la. Como por exemplo, comunidades que dependem do rio Colorado estão enfrentando uma crise porque o Lago Mead, maior reservatório do rio, caiu para níveis nunca vistos desde sua criação há um século.

Com isso, Arizona e nevada estão enfrentando seus primeiros cortes de água obrigatórios. E ao mesmo tempo, água de outros reservatórios está sendo liberada para conseguir mantes as usinas hidrelétricas do rio Colorado funcionando.

Essa situação fez muita gente pensar. Se isso aconteceu com um rio poderoso, onde as pessoas vão conseguir água com o agravamento das mudanças climáticas? A reposta está embaixo de nós, literalmente.

Água subterrânea

Conforme as temperaturas vão aumentando e a seca vai deixando os rios mais secos e derretendo as geleiras, as pessoas ficam cada vez mais dependentes da água que está sob seus pés. A água subterrânea dá, hoje em dia, água potável para quase metade da população mundial. Além de também ser a responsável pelo fornecimento de aproximadamente 40% da água que se usa para a irrigação no mundo.

No entanto, o que muita gente não se atenta é a idade e a vulnerabilidade de grande parte dessa água. A maior parte dessa água armazenada no subsolo está lá por décadas. E grande parte dela há centenas, milhares ou até mesmo milhões de anos. E por essas águas tenderem a fica nas profundezas do subsolo, elas são menos afetadas pelas condições da superfície.

Conforme o desenvolvimento humano faz com que os poços mais rasos sequem, essas águas mais subterrâneas estão se tornando cada vez mais importantes.

Riscos

Contudo, por ela ser uma água bem antiga ela pode ter um sabor diferente e alguns contaminantes naturais, com efeitos positivos ou contaminantes. Além de às vezes serem salgadas demais para consumo sem tratamento e o maior problema, elas podem levar milhares de anos para se repor de forma natural.

Tudo isso mostra que talvez essa fonte de água não seja das mais viáveis. Como por exemplo na seca entre 2011 e 2017 na Califórnia. Nesse período, os espaços de armazenamento subterrâneo se comprimiu conforme se foi esvaziando ele. Feito isso, ele não consegue mais se reabastecer para sua capacidade anterior. E essa compactação faz com que o terreno acima dele se rache, entorte e afunde.

Mesmo vendo as implicações, as pessoas ainda estão perfurando poços mais profundos conforme as secas vão esgotando as águas superficiais. Por mais que isso seja uma proteção vital contra a seca, o uso intensivo dessa água está diminuindo os níveis a taxas insustentáveis.

Fonte: https://www.sciencealert.com/our-need-for-water-is-tapping-ancient-underground-wells-how-long-will-they-last

Inteligência artifical analisou 100 mil estudos climáticos e mostrou que a crise climática é agora

Matéria anterior

Cientistas finalmente sabem o motivo do siso aparecer apenas quando as pessoas estão quase adultas

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos