Que bichos de verdade são os personagens do desenho Bob Esponja?

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      24/11/14 às 19h45

O divertido cartoon é estrelado por uma esponja-do-mar. Ela possui um caramujo-marinho como animal de estimação, é empregada de um caranguejo, tem um esquilo e uma estrela-do-mar como amigos e é vizinha de um polvo. Esse "samba-do-mar-doido" surgiu em 1999, criado pelo desenhista e cientista marinho americano Stephen Hillenburg, que imaginou o cartoon enquanto dava aulas de biologia.

Quanto à escolha do bicho que inspirou seu personagem principal, o autor justifica: "Queria que o protagonista da série fosse alguém inocente e escolhi a esponja-do-mar porque ela é ao mesmo tempo um animal engraçado e estranho". No cartoon há lulas que não são lulas e amizades entre presas e predadores. Essa, digamos, "liberdade criativa", pode até incomodar alguns biólogos mal-humorados. Mas que as histórias são muito bacanas, ah, isso são! Agora veja quais são os animais que corresponde a cada personagem do desenho:

1 - Esponja-do-mar

50

Vida real X Desenho: Ao contrário do irrequieto Bob, a esponja-do-mar não se move. O personagem principal, Bob parece mais uma esponja de lavar louça. Na vida real, além de não se mexerem, as esponjas-marinhas não são quadradas. A maioria das espécies é hermafrodita e algumas exalam toxinas para se defender de seus predadores.

2. Estrela-do-mar

52

Vida real x Desenho: Na verdade, a estrela-do-mar é um predador da esponja-do-mar. O melhor amigo de Bob, Patrick vive dando conselhos furados ao colega. No fundo do mar, algumas espécies de estrela não são tão atrapalhadas assim: elas conseguem regenerar um braço amputado ou cortar fora um que esteja com problemas.

3. Esquilo

51

Vida real x Desenho: A espécie de Sandy vive nas planícies do Texas, bem longe do mar. Louca por karatê e sempre disposta a dar uma mão para Bob Esponja, Sandy, por ser um esquilo, vive no fundo do mar usando um escafandro. O problema é que, além de viverem em árvores, os esquilos não são chegados a água e morrem de medo do mar.

4. Caranguejo

55



Vida real x Desenho: Não existe mistura de siri com caranguejo; na natureza, é um ou outro. O patrão de Bob é dono da lanchonete Siri Cascudo. Entretanto, apesar de ter "siri" no próprio nome e no da sua lanchonete, ele é um caranguejo. O último par de pernas dos siris é adaptado para a natação, o que não acontece com o personagem desenhado.

5. Polvo

53

Vida real x Desenho: Os polvos têm oito braços e não seis como no desenho. O mal-humorado companheiro de trabalho de Bob é um polvo e não uma lula. Dá para perceber isso pelo formato do seu corpo: mais arredondado e sem as nadadeiras que as lulas possuem. No fundo do mar, o polvo inclui a esponja-do-mar no seu cardápio.

Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+