CuriosidadesHistória

Quem foi o piloto mais lento da Fórmula 1?

0

Se você viu essa pergunta e logo pensou no brasileiro Rubens Barrichello, já avisamos que errou feio! O piloto mais lento, mais desastrado e livre de talento da história da Fórmula 1 foi um inglês chamado  Victor Al Pease. Ele estreou no GP do Canadá, em 1967.

Em sua primeira corrida, Al Pease conseguiu a façanha de concluir a prova com nada menos que 45 voltas atrás do vencedor da disputa, Jack Brabham. Ele também foi o único até hoje a ser desclassificado da F1 por lentidão e foi também o detentor do pior record do esporte, atingindo a velocidade máxima de 69 quilômetros por hora em uma prova.

1

Mas seu problema não se resumia à falta de talento com as altas velocidades. Ele também foi responsável por acidentes que acabaram desclassificando alguns de seus (infelizes) companheiros de corrida, como Silvio Moser, que se desviou do destranbelhado e acabou indo de encontro ao muro. Outro momento tenso que o inglês viveu à frente de seu Eagle foi quando tentou se defender de Jackie Stewart, líder da corrida, e quase o tirou da pista.

Por essas e por outras, Victor Al Pease teve uma reduzida carreira na Fórmula 1, que durou apenas três corridas em três (longas) temporadas. Aliás, o fim de seus dias nas corridas chegaram ao fim com uma bandeirada preta, devido à direção da última prova que disputou.

2

Apesar dos pesares, o piloto foi incluído no Hall da Fama do Automobilismo Canadense em 1998 e se tornou a lenda “underground” da categoria. Ele morreu ao 92 anos, no último dia 4 (maio de 2014).

Produzimos lágrimas diferentes para cada sensação

Matéria anterior

A ostentação antes do Funk

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos