Desde que o mundo é mundo, existem governantes. Essas são pessoas ou famílias inteiras que comandam determinados lugares ou, pelo menos, que mantêm um título de alta relevância. Temos como melhor exemplo a Família Real Britânica, famosa no mundo todo e bastante influente no Reino Unido. No entanto, o sistema de reinado veio muito antes deles, e até mesmo, antes do início de sua linhagem. No Egito Antigo, em Roma, Grécia e todos os países mais velhos, sempre houve imperadores. Mas, quem teria sido o primeiro rei da história?

Segundo a lenda, o rei Sargão de Akkad estava destinado a governar, assim estabelecendo o primeiro império do mundo. Isso aconteceu há mais de 4.000 anos na Mesopotâmia. Seu nome significava "rei verdadeiro". Sargão de Akkad, nasceu em um ano desconhecido, e viveu ate 2279 a.C. Aproveitou essa suposta legitimidade, para estabelecer o primeiro império no mundo, por volta de 2330 a.C, na Mesopotâmia. Esse lugar era conhecido como terra fértil entre os Tigre e Eufrates.

Ele apresentou ao mundo o poder e isso ia muito além de forças militares. Ordenou obediência vencendo batalhas, colocando medo nos inimigo e impondo ordens. Segundo a lenda, o primeiro rei nasceu em segredo, filho de uma mãe sacerdotisa. Ela o deixou à deriva em um rio, onde foi encontrado por um homem comum. Sua história ainda chama a atenção de muitas pessoas.

Publicidade
continue a leitura

História do primeiro rei

Na juventude, o primeiro rei foi visitado por Ishtar. Essa era a deusa do desejo, da fertilidade, tempestades e guerra. Segundo a lenda, ela o amava. Inspirado pela deusa, Akkad se levantou da obscuridade e conquistou o mundo. Segundo os relatos antigos, o Sargão tinha o direito de governar toda a Mesopotâmia, por mais humilde que fosse a sua origem.

Publicidade
continue a leitura

Os acadianos eram estudiosos dos sumérios, civilização ao sul de Akkad, na Mesopotâmia, que vinha prosperando há um milênio. O povo de Akkad aprendeu muito com os sumérios, antes de emergirem primeiro como seus rivais e, finalmente, como seus governantes. Todo esse processo seria repetido ao longo da história por grandes construtores de impérios. Isso inclui os romanos que foram capazes de conquistar a Grécia e os mongóis que invadiram a China.

Publicidade
continue a leitura

Antes de Sargon assumir o poder, havia batalhas. As principais cidades-estados sumérias de Ur e Uruk estavam disputando Kish ao norte, em Akkad, perto de onde hoje é Bagdá. Sargon começou sua ascensão sendo copeiro do governo de Kish, a quem ele acabou derrotando. Sendo assim, liderou tropas contra o grande governo rival ao sul, Lugalzagesi. Na época, esse comandava toda a Suméria. As animosidades entre as cidades-estados dificultaram o governo da oposição de Sargon, que o capturou e colocou um garfo no pescoço do representante. E foi a partir daí, que nasceu o primeiro império do primeiro rei da história.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.

Publicado em: 20/12/19 13h49