• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Raios-X de escritura bíblica antiga revela textos científicos que foram apagados

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      18/03/18 às 09h55

As novas tecnologias, aliadas a ávida curiosidade dos cientistas, tem permitido descobertas fantásticas sobre a história da humanidade. Especialistas técnicos e cientistas do Stanford Synchrotron Radiation Lightsource (SSRL) da Califórnia, usaram raios X de alta potência para estudar uma antiga escritura conhecida como Palimpsesto.

Na superfície do manuscrito do século 11, que continham salmos bíblicos semanais, foi encontrado um texto médico que havia sido apagado para dar espaço aos novos inscritos. Em um momento onde papéis e utensílios para registros eram difíceis de se conseguir, era comum que se raspasse a tintura do texto original e o substituísse por outro. Uma espécie de reciclagem.

A experiência

A técnica utilizada para a análise é conhecida como imagem de fluorescência de raios-X. E existe há mais de uma década. Porém, o grande triunfo dos pesquisadores neste projeto foi a capacidade de converter as imagens capturadas em imagens de alta resolução. Como as tintas usadas para escrever no manuscrito possuem diferentes composições, elas responderam de maneira diferente aos raios dirigidos a elas. Essas diferenças permitiram que os cientistas pudessem distinguir as inscrições sobre o papel.

"Este feixe muito fino cria uma imagem bidimensional que contém nos sinais fluorescentes os elementos do que está em cada página. Dessa forma, mesmo que a tinta seja apagada, ainda há alguns traços do metal na tinta que podemos trazer", disse Bergmann. Os cientistas acreditam que o texto apagado, na verdade, seria a cópia mais antiga de um texto médico escrito por Galen de Pergamon.

O médico e filósofo, teria sido o primeiro a investigar o corpo humano através da dissecação. Pergamon foi o responsável pela descoberta de que as artérias carregam o sangue e de que a urina é produzida pelos rins. O médico desenvolveu muitas teorias que dominaram por muitos anos a medicina europeia.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários abaixo a sua opinião e não se esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   IFL SCIENCE  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+