Entretenimento

Raudskinna, o livro do poder da mitologia islandesa

0

Muitos livros e crenças, durante um certo período da história da humanidade, foram banidos em muitos lugares do mundo. Com a ascensão do poder da igreja e com muitas autoridades da época apoiando suas decisões, as pessoas e suas obras foram perseguidas. Acusadas de todos os tipos de coisas. Algumas até mesmo tiveram suas vidas ceifadas em fogueiras e nas forcas.

Um desses livros foi o Raudskinna, que é também conhecido como “O livro da energia” ou “O livro do poder”. Raudskinna em islandês significa “pele vermelha”. O vermelho estampava a capa do livro, que passou a ser sinônimo de medo, pois diziam que ele era amaldiçoado. Supõe-se que este livro era muito poderoso e seus ensinamentos aterrorizantes.

Os poderes do livro

Acredita-se que a pessoa que o possui, pode derrotar o próprio diabo, de tão poderosas que são as suas magias. As forças ocultas por trás do livro estariam à disposição da pessoa que o detém. O autor do livro, Gottskalk Nikulausson, ironicamente, ocupou um cargo de bispo de Hólar, município islandês.

Em sua obra, Gottskalk conseguiu reunir diversos feitiços e magias cujas finalidades estavam bem distantes do cargo que ocupava na organização religiosa. Muitos se perguntam porque ele teve essa iniciativa. Supostamente, a intenção original da atitude do bispo era derrotar Satanás, escravizá-lo e, com isso, poder governar o mundo.

Gottskalk nasceu em 1469, na Islândia, e foi nomeado bispo em 1496. No entanto, sua vida nem sempre foi pautada pelos princípios cristãos. Ele teve duas mulheres em sua vida. Com a primeira, ele teve dois filhos e com a segunda, uma menina. Dizem que Gottskalk era um homem ambicioso e muito cruel.

Seu interesse pelo ocultismo começou muito cedo e logo se tornou uma verdadeira obsessão. Muitas pessoas em sua cidade sabiam o que ele estava fazendo e até mesmo o temiam por isso. Quando morreu, em 1520, as pessoas fizeram questão de enterrá-lo junto de seu livro.

A lenda por trás de Raudskinna

Um homem chamado Loftur, cerca de dois séculos depois da morte do bispo, foi até a catedral de Hólar procurando aprender sobre as magias de Gottskalk. Ele chegou a estudar um livro conhecido como Graskinna, que em islandês significa “pele cinzenta”. Porém, para Loftur, isso ainda era muito pouco. Ele queria o conhecimento que só poderia adquirir com o Raudskinna.

Loftur sabia que o livro havia sido enterrado junto do corpo de Gottskalk. Entretanto, o misterioso homem não sabia exatamente em qual sepultura ele estava. Uma certa noite, acompanhado de um ajudante, Loftur foi até a catedral para invocar os espíritos dos bispos ali enterrados. Assim, ele poderia fazer Gottskalk  lhe entregar o Raudskinna.

Salmos em louvor a Satanás foram cantados, bem como diversos outros encantamentos. Eles o fizeram até que três bispos se levantaram de seus túmulos. Todos três correram de medo de Loftur. O homem continuou a entoar seus cânticos e magias, até que outro bispo, portando um livro vermelho com letras douradas, surgiu em sua frente. Era Gottskalk.

Gottskalk disse a Loftur que ele nunca teria aquele livro. Mas o homem não desistiu e continuou a cantar e invocar as forças do diabo. De repente, toda a igreja estremeceu. O ajudante de Loftur pensou ter visto Gottskalk entregar o livro, mas o medo tomou conta do rapaz que começou a tocar desesperadamente os sinos da catedral.

O feitiço se quebrou imediatamente e tudo voltou ao normal. Segundo as lendas, Loftur morreu ao navegar em seu barco de volta para sua terra. Dizem que o diabo o arrastou para as profundezas do mar e o afogou. No entanto, para os islandeses, o mistério sobre o tal livro permanece. Alguns acreditam que o Raudskinna tenha sido destruído. Outros acreditam que ele ainda está lá, em algum lugar enterrado ao lado de Gottskalk.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Cientistas criam célula viva que pode produzir sua própria energia

Matéria anterior

30 imagens que mostram divertidas logos com significados ocultos

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications