• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Recriaram o rosto de uma adolescente grega morta há 9 mil anos

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      04/09/18 às 15h25

A Fatos Desconhecidos já fez matérias mostrando os cientistas que recriaram o rosto de uma menina de 11 anos que viveu na Grécia Antiga e como seria o rosto de Deus segundo um estudo americano. Graças a tecnologia podemos fazer tais suposições, como aconteceu recentemente quando recriaram o rosto de uma criança que viveu há 9 mil anos.

Estamos falando de um crânio que foi encontrado ainda no ano de 1993. O crânio foi encontrado na caverna de Theopetra, na Grécia, e segundo os arqueólogos pertence a uma garota que viveu no local há quase 9 mil anos, no final do período mesolítico. Eles fizeram a reconstrução do rosto da garota e a gente mostra nessa matéria o resultado para vocês.

O rosto de uma garota grega que viveu há 9 mil anos

O grupo de cientistas usou tomografia computadorizada e impressão 3D para recriar, com silicone, o rosto da garota que eles chamam de Avgi ("Aurora" em tradução livre) e que supostamente teria por volta de 18 anos.

Eles pegaram todas as informações do crânio da falecida para reconstruir seu rosto. Além de terem usado a tomografia computadorizada e impressão 3D, outros profissionais como endocrinologista, ortopedista, neurologista, patologista e um radiologista foram necessários até que chegassem em um resultado de sucesso.

Também foi necessário usar estudos sobre a época e o local onde a garota morava para ter uma noção das principais características do seu rosto.

A garota que tem uma mandíbula saliente, possivelmente por consequência de mastigar a pele de animais para transformá-la em couro macio. Também foi notado que talvez ela tenha lidado com anemia e escorbuto, bem como com dores e dificuldades nas articulações. Todas essas possíveis coisas supostamente podem ter contribuído para uma morte prematura da garota. Avgi pode ser vista no Museu da Acrópole em Atenas, na Grécia.

Realmente usar a tecnologia para propósitos como esse é incrível. Isso faz com que nós tenhamos uma ideia de como era a vida no passado, como eram as pessoas há muitos anos. Mas e aí, gostou do resultado? Não esqueça de comentar aqui embaixo pra gente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+