CuriosidadesEntretenimento

Rede Globo: curiosidades sobre a maior emissora do Brasil

0

É quase impossível não ter ouvido falar da Rede Globo, visto que trata-se da maior emissora televisiva do Brasil e uma das maiores do mundo. “Plim-plim”, esse som é inconfundível para os brasileiros há mais de 50 anos, sendo a prova de que a emissora é sim memorável e não adianta dizer o contrário. Ao longo dos anos, a Rede Globo já nos presenteou com grandes produções, sejam os programas de auditório, os filmes diários ou as telenovelas muito bem produzidas. Mas, geralmente conhecemos a emissora carioca apenas por cima, sem se aprofundar muito nos segredos que ela guarda.

Pensando um pouco sobre a emissora que conta com 122 canais, tanto próprios, quanto afiliados em todo o Brasil, decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou algumas curiosidades sobre a Rede Globo que vão te surpreender. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, vamos lá.

Curiosidades sobre a Rede Globo

1 – Primeiro programa da emissora

Muitos acham que o primeiro programa da Rede Globo foi uma novela, mas se enganam. Todos os domingos, desde 1968, às 6h da manhã, a “Santa Missa em Seu Lar” é exibida. Esse é um programa da Igreja Católica, dedicado à celebração religiosa. O programa é exibido diretamente de São Paulo para todo o país.

2 – Pantanal é da Globo?

Pantanal é uma das novelas de maior sucesso da história do Brasil. Muitas pessoas acreditam que a mesma é da Rede Globo, mas se enganam. O programa foi exibido pela TV Manchete e até hoje é a única novela fora da emissora carioca que conseguiu ter mais audiência que as produções da TV Globo. No entanto, a Globo conta com vários outros sucesso, como “Avenida Brasil”, por exemplo, que foi vendida para 106 países e traduzida para 14 línguas.

3 – Primeiras cores na TV

A primeira transmissão a cores da televisão brasileira ficou marcada para sempre e foi feita pela TV Globo em 1972. Na ocasião, exibiram a “Festa da Uva de Caxias do Sul”, um evento que acontece no sul do país. Um ano depois, veio “O Bem Amado”, primeira novela exibida em cores.

4 – A fórmula mágica

Em 1975, a Rede Globo começou com uma sequência de programas no horário nobre, assim se tornando a maior em audiência. A fórmula mágica era: duas novelas, um telejornal local, um telejornal nacional, uma novela e um programa de “linha de shows” (filme, série, gameshow e etc.). Até hoje, eles utilizam esse modelo que inclusive foi copiado por outras emissoras concorrentes.

5 – William Bonner

William Bonner se tornou um marco do jornal brasileiro. O âncora do Jornal Nacional está à frente do programa desde 1996 e, com o passar dos anos, tornou-se editor-chefe. Antes disso, ele passou pelo Jornal da Globo, Fantástico e SPTV, um telejornal local de São  Paulo.

6 – Alcance assustador

De acordo com os dados da própria emissora, o sinal da Globo chega a 5.487 cidade, ou 98% dos municípios. Isso faz a Rede Globo ter uma média de 170 milhões de  telespectadores brasileiros. Fora do país, a Globo está presente em mais de 100 países.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Artista planeja ficar isolado por cinco anos caso receba US$ 5 milhões

Matéria anterior

Tim Burton: Curiosidades sobre o gênio do cinema

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.