Inovação

Ressaca: empresa cria bebida milagrosa que corta o álcool em 30 minutos

0

Se você planeja curtir o feriadão que está por vir ou apenas um fim de semana com a galera, saiba que a ciência está encontrando maneiras de evitar a ressaca!

Se você é daqueles que curte exagerar um pouco, pode ter um novo aliado para enfrentar essa temida consequência.

Uma bebida inovadora está prestes a ser lançada nos Estados Unidos ainda este ano, prometendo reduzir pela metade o teor de álcool no sangue em apenas 30 minutos.

Chamada de Safety Shot, essa novidade teve sua fórmula patenteada e mantida em segredo pelos criadores.

A promessa é aliviar a sensação de intoxicação causada pelo álcool, que geralmente resulta em ressacas. Com isso, poderá proporcionar uma sensação geral de bem-estar.

Os fabricantes revelam apenas que a mistura contém vitaminas, nootrópicos e enzimas.

As vendas começam já em dezembro nos Estados Unidos, e a bebida estará disponível em farmácias de todo o país até o primeiro semestre de 2024, conforme comunicado divulgado pela fabricante na segunda-feira (30/11).

O que é ressaca?

Via Freepik

A ressaca é o conjunto de sintomas desagradáveis que muitas pessoas experimentam após consumir uma quantidade excessiva de álcool.

Os sintomas comuns incluem dor de cabeça, náusea, fadiga, sensibilidade à luz e ao som, entre outros.

Ela ocorre devido aos efeitos desidratantes do álcool, à inflamação causada por substâncias produzidas durante a metabolização do álcool pelo fígado, e a outros fatores que afetam o equilíbrio do corpo.

No entanto, a intensidade e a duração da ressaca podem variar de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como a quantidade de álcool consumida, a tolerância individual, a hidratação e outros fatores de saúde.

A melhor maneira de evitar uma ressaca é consumir álcool com moderação e manter-se bem hidratado durante e após o consumo.

Contudo, para quem exagera e sente os sintomas, as recomendações são vitaminas, reposição de líquidos e comidas leves. Só que ainda é difícil encontrar a fórmula perfeita para cuidar de todas as dores.

Controle eficaz da ressaca

De acordo com a fabricante, o Safety Shot possui um sabor cítrico e tem a capacidade de proporcionar sobriedade, diminuir a absorção do álcool remanescente no intestino, neutralizar os efeitos do álcool já absorvido e promover a hidratação do organismo, resultando na redução da ressaca.

Um estudo conduzido pela empresa envolveu um grupo de quarenta pessoas que consumiram álcool por uma hora. Após 30 minutos, realizaram um teste inicial de bafômetro.

Posteriormente, dividiram em dois grupos, sendo que metade consumiu 180 ml do Safety Shot. Todos aguardaram mais meia hora antes de realizar um segundo teste.

Ao comparar os resultados, observou-se que a bebida acelerou a redução dos níveis de álcool em uma média seis vezes mais rápida.

Além disso, os participantes que ingeriram o líquido apresentaram metade da quantidade de álcool registrada no primeiro teste de bafômetro.

Menos otimista

Via Freepik

Apesar disso, os pesquisadores ressaltaram que o estudo foi de pequena escala e que um ensaio mais abrangente será necessário para validar os resultados.

O lançamento no mercado está programado para ocorrer antes da conclusão desse próximo estudo. Assim, para os mais céticos, pode ser interessante aguardar resultados mais concretos.

A marca também faz um alerta claro de que o uso da bebida não deve ser destinado a contornar a fiscalização de trânsito.

Eles reforçam que não apoiam, de forma alguma, o ato de beber e dirigir. O Safety Shot não nasceu para esse objetivo, e a empresa se abstém de responsabilidade nesse caso.

No entanto, os testes mostram sucesso em diminuir o nível de álcool acusado no bafômetro.

Além disso, por não conter substâncias medicamentosas, a bebida não exigiu aprovação prévia dos órgãos de fiscalização sanitária.

Por outro lado, por não ser um medicamento, ela não passou pelos testes necessários para comprovar a veracidade dos benefícios que afirma ter contra a ressaca.

 

Fonte: Metrópoles

Imagens: Freepik, Freepik

Você se machuca com facilidade? Pode ser um sinal de algo mais sério

Previous article

Cristiano Ronaldo alcança marca inédita entre os artilheiros do futebol mundial

Next article

Comments

Comments are closed.