Entretenimento

Retrospectiva Spotify: veja queixas de quem encontrou músicas de intrusos

0

Nesta quarta-feira, dia 29, o Spotify lançou a Retrospectiva Spotify 2023 (Wrapped em inglês), um evento que fãs de música aguardam ansiosamente.

Ele proporciona aos usuários um vislumbre de sua atividade na plataforma ao longo do ano, incluindo rankings de músicas, artistas, álbuns e playlists mais reproduzidos.

Essa experiência, que geralmente é revelada no final de novembro ou início de dezembro, é compartilhada ouvintes do serviço de streaming em todas as redes sociais. Com isso, gera os famosos memes e situações mais inusitadas.

Via Pexels

Como é de praxe, nem todos ficaram satisfeitos. No X, antigo Twitter, alguns usuários expressaram descontentamento com a influência da integração do Spotify com a Alexa, a assistente virtual da Amazon, que teria “bagunçado” a retrospectiva.

Em diversas situações, pessoas com acesso à Alexa no mesmo ambiente acabam utilizando o Spotify, resultando nas músicas mais ouvidas entrando na lista do proprietário da conta principal no dispositivo.

Reclamações inusitadas

As principais postagens dos usuários foi o compartilhamento da conta em outros dispositivos coletivos, especialmente usado pelos pais. Com isso, os pedidos de músicas acabaram prejudicando suas listas.

Por exemplo, muitos postaram como suas listas incluíam artistas religiosos, padres e músicas de salmos, os preferidos das mães e avós em várias famílias brasileiras.

Enquanto isso, outros usuários postaram sobre artistas famosos de gêneros que não combinavam muito, como Amado Batista e outros cantores regionais, novamente por conta da família.

Como a retrospectiva Spotify acontece monitorando as horas de música e contabilizando toda a atividade, a Alexa e outros dispositivos também contam. Por isso, os relatos foram mais que inusitados na internet.

 

Retrospectiva Spotify

A Retrospectiva do Spotify vem sendo lançada desde 2015, e neste ano, mais de 574 milhões de pessoas ao redor do mundo utilizaram a plataforma.

Um destaque impressionante foi a cantora americana Taylor Swift, que conquistou o primeiro lugar como a artista mais ouvida globalmente, acumulando mais de 26 bilhões de streams desde 1º de janeiro de 2023. Já no Brasil, a artista mais escutada em 2023 foi Ana Castela.

Sobre a plataforma

O Spotify é uma plataforma de streaming de música que revolucionou a forma como as pessoas acessam e consomem suas faixa favoritas.

Lançado em 2008, o serviço permite que usuários transmitam uma vasta biblioteca de músicas pela internet. Com isso, proporciona acesso instantâneo a milhões de faixas de diversos gêneros.

O funcionamento básico do Spotify envolve a criação de contas de usuário, seja gratuita com anúncios ou premium sem anúncios, com benefícios adicionais.

Os usuários podem explorar e descobrir novas músicas, criar playlists personalizadas e seguir artistas para receber atualizações sobre seus lançamentos.

Via Flickr

O algoritmo de recomendação do Spotify utiliza aprendizado de máquina para entender os gostos musicais dos usuários, sugerindo faixas com base em suas preferências e comportamentos de escuta.

Além disso, a plataforma oferece recursos como o “Discover Weekly” e o “Daily Mix”, que apresentam playlists personalizadas com base nas escolhas musicais do usuário.

Ainda, eventos como a Retrospectiva Spotify, também ajudaram a torná-lo favorito dos usuários. Isso porque todos compartilham suas experiências e gostos preferidos com facilidade, recordando toda a atividade do ano.

No geral, o Spotify se tornou a maior plataforma de streaming de música do mundo, atraindo milhões de usuários devido à sua acessibilidade, diversidade de conteúdo e funcionalidades intuitivas.

Afinal, a capacidade de ouvir música sob demanda, sem a necessidade de baixar arquivos, e a flexibilidade para acessar o serviço em diversos dispositivos contribuem para ter popularidade.

Além disso, com acordos com gravadoras e artistas, o Spotify oferece um modelo de negócios que beneficia tanto os criadores de conteúdo quanto os usuários.

Assim, solidificou sua posição como líder no cenário de streaming de música, moldando a indústria fonográfica moderna.

 

Fonte: CNN

Imagens: Flickr, Pexels

Indiana bate recorde de cabelo mais longo do mundo; veja o comprimento

Artigo anterior

Planetas se movem em sincronia em sistema solar “perfeito” recém-descoberto

Próximo artigo