Curiosidades

Foto do Hubble mostra 3 galáxias se chocando

0

Que o nosso universo é infinito, todos nós sabemos. Na imensidão do espaço, existem diversos corpos, como planetas, estrelas, meteoritos e várias outras coisas. Porém, algo que nem todos sabem é que o universo é dividido em galáxias. O nosso Sistema Solar, por exemplo, está localizado na galáxia Via Láctea.

Nesse sentido, existem diversas delas, algumas mais populares e outras nem tanto. Algumas ocupam um grande espaço no universo, outras são bem menores, quase invisíveis para nós. Há galáxias relativamente “perto” da nossa e outras absurdamente distante.

Ainda não há um número fixo de quantas galáxias existem no universo. Os cientistas acreditam que existam entre 100 e 200 bilhões delas no total. Logicamente, elas não são parecidas, ou seja, cada uma possui uma aparência, uma forma.

Galáxias

Gizmodo

Por isso que as galáxias são um objeto de estudo interessante. Assim, o telescópio Hubble, lançado no dia 24 de abril de 1990, até hoje faz descobertas incríveis no espaço. Tanto é que ele continua fazendo fotos que impressionam a todos.

Um exemplo disso foi o registro de três galáxias se chocando a quase 682 milhões de anos-luz de distância em direção à constelação de Câncer. A imagem feita pelo Hubble revela as regiões de formação estelar tumultuadas, além de uma região central obscurecida por uma espessa nuvem de poeira.

As galáxias fotografadas foram descobertas em 1896 pelo astrônomo francês Stéphane Javelle. Chamada de IC 2431, ela é o resultado de três galáxias numa colisão em andamento.

Foto

Canaltech

Nesse ínterim, a foto revela uma região tumultuada de formação de estrelas, além de mostrar também algumas distorções de maré que foram provocadas pela interação gravitacional das três galáxias.

Outro ponto observado pela foto é que a região central aparece obscurecida por conta de uma nuvem de poeira espessa. Ainda assim, é possível ver parte do brilho vindo de uma galáxia mais ao fundo. “Como se perfurasse a estrutura de uma extremidade a outra”, disse a equipe de astrônomos.

Projeto

Superinteressante

Essa imagem do Hubble faz parte do projeto de ciência cidadã Galaxy Zoo. O projeto teve a ajuda de mais de 100 voluntários e se dedicou a investigar aquelas galáxias que tinham formatos interessantes e curiosos. Elas foram observadas através do Advanced Camera for Surveys (ACS) do Hubble.

Com isso, o projeto conseguiu identificar 900 mil galáxias, feito esse que os astrônomos profissionais levariam anos para alcançar. “Os projetos posteriores do Galaxy Zoo incluíram os maiores estudos de fusões de galáxias e galáxias anãs de maré”, concluíram os astrônomos.

Fonte: Canaltech

Imagens: Canaltech, Gizmodo, Superinteressante

Alergia a sêmen? Mulher relata dor e paralisia muscular temporária

Artigo anterior

Saiba como são feitos os dentes

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido