Se o homem evoluiu do macaco por que eles ainda existem?

POR A Redação    EM Curiosidades      01/08/14 às 00h06

Há muita gente que ainda pensa por aí que nós humanos evoluímos dos macacos milhões de anos atrás, acontece que o macaco como conhecemos hoje ainda não existia, e os professores de ensino fundamental/médio não entram muito nessa questão. O mito surgiu quando Charles Darwin falou sobre a teoria da evolução e muitas pessoas interpretaram errado como se nós tivéssemos evoluído dos macacos.

Segundo o professor de zoologia, Hussam Zaher, do Instituto de Biociências da USP, o homem não evoluiu exatamente do macaco, e sim de um ancestral comum ao macaco, ou seja nós evoluímos do mesmo ancestral que os gorilas, chimpanzés e orangotangos. Hoje esse ancestral em comum está de fato extinto. Ainda não há certeza de como ele era, e por isso ele é chamado de 'elo perdido'. A única certeza da teoria de Darwin é que ele de fato existiu há aproximadamente 80 milhões de anos, e deu origem aos humanos e aos macacos.

Filogenética

Filogenética é uma árvore utilizada na biologia para  explicar de forma simples o processo de evolução de espécies. A bifurcação indica o momento em que os seres de uma espécie sofreram mutação, mas nem sempre o sistema tem 100% de precisão. Veja:

evolucao-homem-macaco

E ai deu para entender?

A Redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+