• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Será que você tem bafo? Veja 7 maneiras de se livrar do mau hálito

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      16/07/15 às 18h25

É comum você acordar e, de repente, sentir um cheirinho nada agradável saindo da boca ou mesmo quando fica muito tempo sem comer para o mau hálito vir à tona. Muitas vezes esse cheiro desagradável acontece em 9 entre cada 10 pessoas e possui várias causas.

Segundo o otorrinolaringologista americano Dr. Jeffrey Spiegel, "grande parte do tempo, o mau hálito vem dos gases produzidos por bactérias que se acumulam na boca, na gengiva, nos dentes e na língua. Esses gases contêm enxofre, que lhes dão um cheiro fedido".

Seja na hora de tentar conquistar um garrinho na balada, ao acordar de manhã, ao ficar um certo tempo sem ingerir algo ou até comendo alimentos que causem esse efeito, o mau hálito não é muito querido pelas pessoas. Mas separamos para você alguns métodos simples de resolver de vez esse problema e ficar com o hálito fresco e saudável.

Confira aí na matéria e já veja se você está com mau hálito para aprender as dicas e sanar de vez esse problema:

1 - Um problema que atinje 50% do mundo

Habitos-Que-Evitam-o-Mau-Halito-3

O mau hálito é um probleminha que afeta pessoas por todo o mundo. O mau hálito, ou a halitose, como também é chamado, atinge mais de 30% dos brasileiros e cerca de 50% da população mundial, segundo dados da ABHA (Associação Brasileira de Halitose).

 

2 - Ir ao dentista

Overcome your fear of dentists, and your should be able to take your teeth to the grave with you. Regular dental checkups can also help you spot other potential health problems early. (SHNS photo courtesy photos.com)

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para evitar o mau hálito e visitar o dentista periodicamente é importante. Algumas bactérias podem se alojar em nossa arcada dentária e formar uma placa que precisa ser removida apenas por profissionais especializados, os dentistas.

O nosso mau hálito pode vir de cáries criadas por placas que apodrecem nos dentes ou até mesmo por novas placas escondidas em cantos estratégicos dos dentes. Ir ao dentista é fundamental para que você faça uma limpeza de dente e evite esse mau cheiro.

3 - Ter atenção com a dieta

alho-cebola

Para evitar o mau hálito, é bom você ter muita atenção com o que anda comendo para que o odor não atinja sua boca. E um dos alimentos que mais são causadores desse problema são o alho e a cebola. O motivo é que os restos se acumulam em sua boca e podem se alojar nos dentes.

No caso do alho, por exemplo, são liberados produtos químicos que são absorvidos pelas células de sangue e expelidos por meio dos pulmões. Esse processo acaba fazendo sua respiração cheirar mal e não só a sua boca. Para evitar, reduza o consumo do alho e da cebola ou mastigue chicletes e escove bem os dentes.

4 - Atenção com o nariz

2707-BemEstar-Respiração-696x312

Outro lugar que você deve ter atenção para evitar o mau hálito é com o nariz. Infecções no seu seio nasal ou a presença de bactérias nas cavidades nasais podem emitir cheiros nocivos por meio de suas passagens nasais.

Em casos assim, procure um especialista da área de otorrinolaringologista, o médico que cuida das partes do ouvido, garganta e nariz no seu corpo.

5 - Chicletes, balas, pastilhas, desodorantes bucais só disfarçam

59819_29792_46433

Os chicletes, balinhas, desodorantes bucais, pastilhas e balas de menta não eliminam o odor, mas ajudam a mascarar. Eles estimulam o fluxo salivar temporareamente, mas não resolvem o problema. É bom utilizar essas guloseimas como um disfarce, caso não dê para você escovar os dentes e a língua.

6 - O estômago também pode causar esse problema

Doença-do-refluxo-gastro-esofagico

Antes de chegar a ele, dê uma verificada nos seus dentes, sua alimentação, suas vias respiratórias e, se caso ainda não tiver resolvido, verifique se há algo de errado com o seu estômago.

Uma das principais causas que podem gerar mau hálito pelo estômago é por meio do fluxo ácido, uma condição em que o ácido e outras substâncias do seu estômago vazam para fora do órgão e chegam até o esôfago. A solução é tratar esse desvio de ácidos com antiácidos e outros medicamentos.

7 - Cura Para o Mau Hálito

Tell-if-You-Have-Bad-Breath-Step-3

A cura para o mau hálito é certa em 90% dos casos, pois ela se origina de problemas bucais. Aquelas halitoses que são causadas por diabetes, alterações no estômago, pulmão etc devem ser tratadas com médicos especialistas nessas áreas. A prevenção se consiste em manter sempre os dentes limpos passando fio dental, com escovação em dia, limpando a língua e reduzindo o consumo de alimentos gordurosos como queijos, carnes e evitar os aromáticos como o alho, cebola e o ovo.

Procure também comer algo de três em três horas, além de ingerir muita água. Alimentos como maçã, abacaxi, laranja e cenoura "varrem" a parte superior da língua e do seu esôfago, evitando que alimentos fiquem retidos no seu estômago.

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+