Seu smartphone pode ser hackeado com uma simples mensagem de texto

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      09/10/15 às 15h36

Agências de espionagem do mundo todo têm ferramentas que lhes permitem assumir o controle de smartphones com apenas uma mensagem de texto. Essa afirmação veio de Edward Snowden. Segundo o polêmico especialista em segurança, não há muito que os proprietários possam fazer para impedir esse ataque.

A agência de inteligência do Reino Unido tem um conjunto de ferramentas que permitem escutar ligações e ler mensagens de qualquer smartphone. As revelações foram feitas por Snowden no programa Panorama da BBC em Moscou. Tudo o que os espiões precisam fazer é enviar uma mensagem de texto especial e eles serão capazes de obter acesso à câmera e aos microfones dos aparelhos.

O conjunto de ferramentas de espionagem é chamado de "Smurf Suite". Cada uma das ferramentas em um codinome. "Dreamy Smurf" permite que o telefone seja ligado e desligado, por exemplo, e o "Nosey Smurf" permite que os espiões ativem o microfone do smartphone e ouça os usuários. Mesmo que o telefone esteja desligado as ferramentas podem ser ativadas.

Ainda existe uma ferramenta chamada "Paranoid Smurf", que esconde o fato de que o espião tomou o controle do telefone. A ferramenta irá impedir as pessoas de reconhecer que o telefone foi adulterado em caso do telefone ser levado para uma assistência técnica.

"Por exemplo, se você levar o telefone para um atendimento técnico especializado porque você viu algo estranho acontecendo ou você suspeitou que algo estava errado com o aparelho, torna-se muito mais difícil para qualquer técnico perceber que alguma está errada por causa desse programa", disse Snowden.

Snowden causou polêmica no início do ano, quando seu advogado disse que o ex-agente não usa um iPhone porque o aparelho "tem um software especial de recolhimento de informações que pode ser ativado sem que o proprietário perceba".

A mensagem de texto utilizada para ter acesso ao telefone é vista pelo usuário e sequer chega na caixa de mensagem. É praticamente indetectável, disse Snowden.

"Essa é uma mensagem especialmente criada, diferente das mensagens que mandamos para um número qualquer. Quando ela chega ao seu telefone, ela fica escondida de você", disse Snowden . "O telefone não exibe a mensagem. Você pagou por ele [o telefone], mas quem controla o software pode não ser você. "

Fonte: Independent

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+