Sinais de que você está carregando a “carga invisível” no seu relacionamento

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesnovembro 22, 2024

Um relacionamento pode ser a meta de muitas pessoas, mas até achar a pessoa certa, isso pode demorar. Mas quando se encontra, é necessário que ambos trabalhem constantemente para fazer o namoro dar certo. Até porque, todos sabem que uma relação traz desafios. Um que pode acabar passando despercebido é a carga invisível do relacionamento, associada às responsabilidades emocionais, mentais e logísticas.

Muitas vezes, ela não é reconhecida e uma pessoa acaba a carregando sozinha, principalmente quando se mora junto ou em um casamento. O parceiro que carrega a carga invisível do relacionamento pode acabar se sentindo exausto, pouco valorizado e sobrecarregado.

Ela é tão real que um estudo chamado “Quem se lembra de comprar os ovos?”, de 2023, publicado no Journal of Business and Psychology, analisou essa carga invisível no relacionamento e nas famílias. Conforme os pesquisadores, algumas coisas podem ser vistas, como lavar a louça ou tirar o lixo, mas outras passam desapercebidas e vem com um peso cognitivo e emocional bem significativo.

Carregando a carga invisível no relacionamento

NDmais

1 – Carga gerencial 

Esse tipo de carga enolve a responsabilidade de planejar, organizar e coordenar as tarefas da casa. Ou seja, a gestão completa das necessidades e rotina da família, desde o planejamento das refeições até organizar a rotina de cada um. Por conta disso essa carga exige atenção e previsão de forma constante.

Quem acaba assumindo esse papel pode ter um esgotamento, principalmente se a outra pessoa assume as tarefas que já estão “sob controle”. Por mais que isso possa ser um desequilíbrio involuntário, ele é problemático. Como consequência, isso pode gerar um ressentimento, principalmente se o parceiro não compreender a energia mental e o tempo que isso demanda.

2 – Carga cognitiva 

Essa carga é o esforço mental que é preciso para acompanhar todas as tarefas e responsabilidades em um relacionamento ou lar. Ou seja, é conseguir perceber e resolver as coisas antes do problema surgir.

Isso pode ser visto em lembrar de uma conta antes que ela vença, ficar de olho nos alimentos e itens de casa na despensa e já se organizar para a próxima compra, entre outras coisas. Por mais que não seja a pessoa que faça todas essas tarefas, ela está com a carga cognitiva lembrando e antecipando as necessidades.

Por conta disso que ela pode acabar gerando uma exaustão mental e distração até mesmo nas horas de descanso. Com o passar do tempo, isso pode gerar um estresse crônico e impactar o relacionamento. Até porque é mais um sinal que uma pessoa está carregando a carga invisível do relacionamento.

3 – Carga emocional

Ela tem relação com a constante preocupação com o bem-estar e a felicidade dos outros. Quem carrega essa carga geralmente sente ansiedade com relação a questões familiares, ao desenvolvimento dos filhos ou à saúde do relacionamento. Por isso que talvez ela seja a carga mais pesada das três.

A carga emocional traz com a ela a ideia de que se a pessoa não fizer ou delegar determinadas tarefas, elas não serão feitas. Normalmente esse peso acaba caindo sobre as mulheres por conta de normas culturais.

Como lidar 

Por vezes, a carga invisível do relacionamento passa despercebida até que quem a carrega começa a se sentir sobrecarregado ou ressentido pelo trabalho não reconhecido. Isso é um sinal de que ela está impactando no equilíbrio da relação.

As formas de lidar com ela são: conversar a respeito do assunto, dividir as responsabilidades de forma igualitária, ser proativo e revisar as necessidades de forma regular.

Fonte: Forbes

Imagens: NDmais

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...