A população mundial mudou com o passar das eras do nosso planeta. Tanto é que a quantidade de pessoas na Terra parece aumentar a cada dia e está longe de ter uma diminuição ou estabilização. Atualmente existem aproximadamente oito bilhões de pessoas vivas no mundo, e há os países que têm uma maior quantidade de pessoas. Por exemplo, a superlotação urbana no Japão faz com que a rotina deles seja um verdadeiro desafio de convivência.
Por conta dela, metrópoles como Tóquio enfrentam espaços públicos lotados, transportes sobrecarregados e um ritmo do dia a dia bem acelerado. Tudo isso faz com que as interações sociais sejam um incômodo constante.
Isso é tão evidente que muitas pessoa veem esse contato frequente com outras pessoas bem exaustivo e acabam procurando uma solução bem inusitada. Elas pagam para ter a garantia de que ninguém fale com elas. E o que realmente faz uma pessoa desembolsar dinheiro para conseguir um momento de silêncio?
Sumikai
Por conta da superlotação no Japão, o país é líder nessa nova tendência de oferecer serviços de absoluto silêncio onde os clientes podem evitar interações sociais indesejadas. Os “serviços sem conversa” estão disponíveis em cabeleireiros, táxis, lojas e restaurantes. Tudo pensado nas pessoas que não querem conversar, mas também não querem parecer rudes.
O Hair Works Credo, um salão localizado no bairro de Setagaya, em Tóquio, é um dos pioneiros a oferecer esse tipo de serviço. Lá, os clientes tem opções de três níveis de conversa. São eles: conversa normal, conversa reduzida ou nenhuma conversa.
De acordo com Takahiro Noguchi, dono do salão, o serviço “kaiwa nashi” (sem conversa) existe há 10 anos e foi inspirado no sucesso das “cadeiras silenciosas” no Reino Unido. Ainda conforme ele, cerca de 60% dos clientes pagam pela experiência sem conversa ou com conversa limitada.
Com o passar do tempo, e por conta da superlotação no Japão, esse “serviço silencioso” se espalhou para outros setores no país. Por exemplo, a Urban Research, uma rede de lojas de roupas em Osaka, dá sacolas azuis transparentes para os clientes sinalizarem se querem ajuda ou se preferem ter um momento sem nenhuma interação.
Além dela, o Kura Sushi, uma famosa cadeia de sushi com esteira rolante, também tem a opção para que os clientes façam os pedidos e paguem através do celular. A ideia surgiu na época da pandemia por conta do distanciamento social, mas se manteve e é bem usado por aqueles que não querem ter uma interação com a equipe.
Todos esses serviços são um reflexo de uma tendência que está crescendo no Japão: a preferência por lugares livres de interação, socialização ou simplesmente conversa com outra pessoa.
Fonte: Minha vida
Imagens: Sumikai