Indicação de Fernanda Montenegro ao Oscar há 25 anos teve ‘injustiça’

Avatar for Bruno DiasBruno DiasEntretenimentonovembro 22, 2024

O Brasil tem grandes personalidades para se orgulhar, dentre elas, várias atrizes que mudaram o curso não somente da dramaturgia, como da história. Uma delas é a icônica Fernanda Montenegro. Em 1999, a atriz foi indicada ao Oscar na categoria Melhor atuação no filme “Central do Brasil”, mas acabou não levando a estatueta. O que até hoje é motivo de indignação pela população brasileira.

Toda essa situação voltou a ser lembrada por conta da campanha para indicação que Fernanda Torres está fazendo para o filme “Ainda Estou Aqui”.

Para quem não se lembra, ou nem estava vivo na época, Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar pela sua atuação como Dora no filme de Walter Salles. Na categoria, nossa lenda da atuação estava concorrendo com grandes nomes de Hollywood como Cate Blanchett por “Elizabeth”, Meryl Streep por “Um Amor Verdadeiro”, Emily Watson por “Hilary e Jackie”, e a vencedora Gwyneth Paltrow por “Shakespeare Apaixonado”.

Além da indicação de Fernanda Montenegro, o filme “Central do Brasil” estava indicado a Melhor Filme em Língua Estrangeira, mas perdeu para o italiano “A Vida É Bela”, de Roberto Benigni.

Indicação de Fernanda Montenegro ao Oscar

Gshow

Claro que a perda da estatueta é um motivo de indignação para todos os brasileiros, mas no documentário “Tributo – Fernanda Montenegro”, disponível no Globoplay, a própria fala sobre o episódio.

“Jamais pensei que iria levar esse negócio. Mesmo que não pegue a estatueta, aquilo já coloca você no noticiário. Eu assisti como se estivesse em uma fantasia. Sabia que não iria levar nada, mas estive lá. Eu sou obediente, às vezes”, disse ela.

Contudo, não somos somente nós que sentimos a injustiça que aconteceu quando Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar e não ganhou. Em 2020, Glenn Close, que já teve oito indicações, disse em entrevista o que considerava injustiças da Academia.

“Eu me lembro do ano que em que a Gwyneth Paltrow ganhou daquela atriz incrível de ‘Central do Brasil’. Eu pensei: ‘O quê? Isso não faz sentido'”, defendeu Close.

Nessa época, Fernanda Montenegro agradeceu o elogio da colega de profissão e disse que se dependesse dela o Oscar seria de Cate Blanchett. “É uma avaliação dela [Glenn Close]. Eu teria dado o prêmio para Blanchett. Ela tinha feito duas Rainhas Elisabeth naquele ano extraordinárias”, disse nossa lenda da atuação.

Fonte: Gshow

Imagens: Gshow

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...