Curiosidades

Socotra, a ilha árabe que mais se parece com um mundo alienígena

0

Muitas pessoas sonham em viajar o mundo e conhecer o máximo de lugares que puderem. É comum se deparar com alguém juntando dinheiro para fazer um tour pela Europa, América do Norte, conhecer as belezas da África e até mesmo a curiosa cultura da Ásia. Buscamos por diversidade cultural, por climas diferentes dos que estamos acostumados e paisagens que não encontramos no dia-a-dia. Diante disso, muitas pessoas sonham em conhecer Socotra ou Socotorá, como muitos conhecem. Os turistas têm alguns motivos especiais para buscar pelo lugar, visto que ele é extremamente curioso de poderia facilmente ser cenário para filmes de ficção.

Socotra é um pequeno arquipélago formado por quatro ilhas no Oceano índico, em frente à costa do Chifre da África. Esse arquipélago fica a 250 quilômetros do cabo Guardafui e cerca de 380 quilômetros a sudeste da costa do Iêmen. Esse, inclusive, administra Socotra em nome do Sultanato de Mara e Socotorá. Acredita-se que o primeiro navegador a alcançar essa ilha tenha sido Vicente Sodré, tio de Vasco da Gama, em 1503. Atualmente, a ilha é destino para diversas pessoas por um motivo muito especial: sua paisagem parece ter saído dos filmes de alienígena.

Tudo por lá chama a atenção e faz com que as pessoas se sintam em um cenário de Star Wars, por exemplo. Socotra ganha cada vez mais destaque conforme as pessoas visitam. E foi pensando um pouco melhor sobre isso, que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou algumas informações sobre esse lugar incrível. Confira conosco a seguir e compartilhe com seus amigos.

Socorta, a ilha que mais se parece um planeta alienígena

Essa é uma ilha árabe curiosa, com uma paisagem extremamente diferente. Socotra ganhou o apelido de “lugar mais estranho da Terra”. A ilha, ao largo da costa de Iêmen, foi chamada de lugar mais exótico do mundo, porque realmente é diferente de tudo o que já vimos no mundo. Sua paisagem única, fauna e flora encontrada por lá, chamam a atenção de qualquer um e desperta interesse.

O arquipélago de Socotra fica no noroeste do Oceano Índico, perto do Golfo de Aden. Possui 50 quilômetros de extensão. Esse lugar, como falamos anteriormente, é formado por quatro ilhas e dois ilhéus rochosos como uma extensão similar ao Chifre da África. A biodiversidade de flora e fauna chama a atenção: 37% das 825 espécies de plantas, 90% espécies de répteis e 95% de suas espécies de caracóis terrestres não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo.

A paisagem remota da ilha, que se parece com um filme de ficção científica, foi separada do continente africano entre seis e sete milhões de anos atrás. Na ilha podemos encontrar praias de areia branca, cavernas e montanhas impotentes, cercados por um clima quente e úmido. Socotra conta com um deserto tropical e clima semi-deserto com uma temperatura média de 25 graus Celsius e dificilmente chove por lá.

E aí, o que você achou dessa matéria? Já conhecia a ilha? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Universidade de Oxford inicia campanha de imunização em crianças de 6 a 17 anos

Matéria anterior

Babá eletrônica registra bebê conversando com a Alexa durante a noite

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.