Ciência e TecnologiaCuriosidades

Suco de caixinha: saudável ou maléfico?

0

Seja você anti-Coca, alguém de regime, uma pessoa que acha refrigerante muito doces ou até enjoativos, provavelmente já tentou recorrer aos sucos de caixinha com a ideia de que esses eram mais saudáveis do que refrigerantes. Mas será que isso é verdade?

Néctar

xamego

Quando você lê “néctar de fruta” na caixa de um suco, pensa que é uma seleção dourada escolhida por abelhas-fadas-mágicas no alto de uma montanha, ao nascer do Sol, não é mesmo? Mas essa poética palavra tem o mesmo sentido que o “bebida láctea” nas caixinhas de leite, e não é um simples acidente ou escolha semântica, e sim um truque gramatical que significa que o que você está bebendo não pode ser oficialmente chamado de suco.

Por lei, apenas 20% dos sucos precisa ser de fruta, enquanto 80% são açúcar, água e aditivos, compondo uma mistura nem um pouco natural ou saudável, e muito menos que ajude no emagrecimento ou corte de açúcar.

Enquanto isso, frutas reais são cheias de vitaminas, sais minerais e sacarose – que é açúcar natural, sem as consequências de conservantes, corantes e tudo mais que mantém os líquidos “bons” dentro das caixinhas. Confira aqui os reais produtos usados nos sucos e a decepção de crianças ao descobrir o que estão bebendo:

https://www.youtube.com/watch?v=OM1bTtwH12w

Soja

img_pack_saibamais

Já a soja é pior ainda, em especial para crianças, já estimula a puberdade e até foi base de um conhecido caso de uma garota de apenas 5 anos que começou a desenvolver pelos pubianos e seios, que pararam o desenvolvimento com a soja – advinda de sucos – cortada. De acordo com o pediatra Marcelo Reibscheid, os sucos de soja têm fitoestrógenos, hormônio análogo ao estrógeno – o hormônio feminino – que nas mulheres antecipa a puberdade, e nos homens pode gerar esterilidade.

Se quiser saber mais, pode conferir essa matéria oficial feita pelo IDEC sobre o tema, que fala mais sobre as empresas específicas e o quanto de suco de fruta há em seus produtos – muitas delas, como o Gatorade, têm 0% de suco. Por isso, a conclusão é: se você quer frutas, coma-as diretamente ou faça sucos – polpas, também, por mais práticas que sejam, perdem quase todo o valor nutritivo ao serem congeladas.

Depois de 10 dias em montanha, fotógrafo revela paraíso congelado da Eslovênia

Artigo anterior

Cientistas afirmam que maconha é a cura para o câncer

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido