Curiosidades

Surpreendentemente é assim que os tardígrados se movem

0

Os tardígrados são um animal microscópico que por causa da sua aparência ele foi apelidado de Urso da Água. Em suma, eles podem sobreviver a todos os tipos de condições indo de temperaturas mega baixas até um calor gigante. Os tardígrados podem sobreviver até mesmo no vácuo do espaço. Essa capacidade de sobreviver pode ter segredos que possibilitem viagens espaciais de longo prazo.

Em suma, tudo isso faz com que esse animal seja bastante estranho. E para além da impressionante resistência às intempéries que podem ser dadas à ele, existem outras várias coisas misteriosas a respeito dos tardígrados. Uma das principais indagações é: como eles andam?

Tardígrados

Tardigrados1, Fatos Desconhecidos

Isso porque eles são um dos únicos animais com corpos macios e que conseguem andar. Além disso, eles também são um dos menores animais com pernas conhecidos.

“Uma das coisas mais legais, e inicialmente mais surpreendentes, sobre os tardígrados andando para mim é como eles eram bons nisso. Eles têm um andar regular e se parece muito com os de animais muito, muito maiores”, escreveu a bióloga mecânica Jasmine Nirody, da Universidade Rockefeller, no Twitter.

Para analisar a forma como esses animais se locomoviam, Nirody e sua equipe registraram a locomoção da espécie Hypsibius dujardini, analisando sua marcha e coordenação de pernas.

“Não os forçamos a fazer nada. Às vezes, eles ficavam bem tranquilos e só queriam dar uma volta pelo substrato. Outras vezes, eles veem algo de que gostam e correm em sua direção”, explicou Nirody.

Estudo

Tardigrados2, Fatos Desconhecidos

No estudo, a equipe pegou esses tardígrados e os colocou em superfícies diferentes. Com isso, eles descobriram que o padrão de passos dessas criaturas é bem parecido com o dos insetos. Mesmo esses dois grupos serem de tamanhos tão diferentes e serem feitos de materiais também completamente diferentes.

Além de caminhando, a equipe também registrou essas criaturas tentando andar em um vidro liso. Mas nessa superfície lisa eles não iam longe. Eles também puseram os tardígrados em géis com dois níveis diferentes de rigidez para então descobrirem como isso mudava a maneira que eles andavam em diferentes condições.

Locomoção

Tardigrados3, Fatos Desconhecidos

“Descobrimos que os tardígrados adaptam sua locomoção a um padrão de coordenação de ‘galope’ ao caminhar em substratos mais macios. Esta estratégia também foi observada em artrópodes para se moverem com eficiência em substratos fluidos ou granulares”, escreveram  os pesquisadores.

Embora o estudo tenha descoberto a forma que os tardígrados se locomovem, o motivo pelo qual eles andam como os insetos ainda é uma questão em aberto. E os pesquisadores não tem certeza se pode existir um ancestral em potencial comum com os insetos. Ou então se essa característica evoluiu de forma separada nos dois organismos.

Fonte: https://www.sciencealert.com/scientists-take-videos-of-tardigrades-lumbering-to-work-out-why-they-walk-funny

Lendas urbanas assustadoras que não vão te deixar dormir

Matéria anterior

Porque gostamos tanto de comer comida com pimenta?

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos