Recentemente foi confirmado que Jamie Foxx irá reprisar seu papel como Electro no terceiro filme do Homem-Aranha no Universo Cinematográfico Marvel. Visto que o personagem de Foxx é pertencente à franquia de O Espetacular Homem-Aranha (2012), isso tem nos levado a acreditar que a Sony e a Casa das Ideias estão desenvolvendo uma espécie de Aranhaverso. Ademais, o fato do J. Jonah Jameson de J.K. Simmons ter aparecido em Longe de Casa (2019), apenas reforça essa teoria. Pois bem, não demorou para que o retorno de Tobey Maguire e Andrew Garfield como suas respectivas versões do Homem-Aranha fosse especulado. Surpreendentemente, a Marvel não confirmou essa possibilidade, mas também não a desmentiu. Então, pode ser que a Casa das Ideias esteja realmente cogitando fazer algo com os atores, porém isso pode acabar fugindo do esperado.
De acordo com uma teoria apresentada pelo CBR, Maguire pode sim retornar à mitologia do Teioso. Contudo, dessa vez ele desempenhará um papel ligeiramente diferente, como o icônico Tio Ben. A possibilidade foi levantada pelo usuário froglegs31 no Reddit. Segundo o fã, Maguire pode ser tanto sua versão de Peter Parker quanto um doppelganger (sinônimo de sósia) do Ben Parker do UCM. Em outras palavras, ele ainda seria o Homem-Aranha em um universo, mas Maguire também seria o Tio Ben de Peter no Universo Cinematográfico Marvel.
Please from r/MCUTheories
Coincidentemente, isso já foi apresentado em The Flash (2014), onde John Wesley Shipp interpreta o pai de Bassy Allen em um universo e reprisou seu papel como o Flash de 1990 durante o crossover Crise nas Infinitas Terras. Se essa teoria se provar verdadeira, os fãs finalmente verão o Tio Ben no UCM. Até então, o Peter Parker de Tom Holland já contou com diversos mentores, como Tony Stark, Nick Fury e, futuramente, Stephen Strange. Contudo, nenhum deles lhe ensinou o famoso mantra “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Dito isso, já passou da hora do UCM apresentar o Tio Ben ou uma explicação para sua ausência. Afinal, quem sabe assim ficará mais coerente a obsessão da Marvel em colocar o Homem-Aranha sobre a observação de diversas figuras paternais, porque, pelo que vimos até agora, nem Freud explica.
Os problemas dos infinitos mentores do Homem-Aranha
Embora seja super legal ver outros personagens da Marvel em filmes do Homem-Aranha, parece que o jovem herói não tem espaço para crescer sozinho. Agora, além de carregar o peso de pupilo de Tony Stark, Parker será supervisionado pelo Mestre das Artes Místicas. Até então, diversos elementos do personagem de Holland são associados à Stark, como seu traje e engenhocas. Como resultado disso, dificilmente temos a oportunidade de ver a própria engenhosidade de Parker ou conferir uma exploração de sua dinâmica familiar. Alguém aqui se lembra do Tio Ben? Bom, parece que a Marvel o esqueceu em algum churrasco. Na verdade, deixaram a própria Tia May de lado para dar espaço para nomes maiores e não tão importantes para a mitologia do Aranha.
Sendo assim, é ótimo ver a Marvel construindo algo autêntico com esse novo Homem-Aranha, mas gostaríamos de vê-lo caminhando sozinho em algum momento. Quantos mentores a mais serão necessários para que Parker consiga cumprir sua função sem precisar de supervisão?
Imagens: Marvel Sony Pictures.