• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A Terra é quimicamente igual ao Sol, só que mais estável

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      21/03/19 às 17h41

O Sol e a Terra, até onde sabemos, são completamente diferentes. O tamanho, a forma, a temperatura e diversos outros fatores, como o fato de um deles habitar seres vivos. Enquanto que o outro não tem a mínima possibilidade de fazer com que isso se torne real. Aliás, os cientistas, há algum tempo, procuram um outro planeta que apresente semelhanças com nosso planeta, afinal, o que temos percebido é que ele não é eterno. E bom, o sol nunca nem foi cotado entre os semelhantes.

Acontece que apesar de parecerem completamente opostos, Sol e Terra têm muito em comum. Aparentemente, eles se originaram de um mesmo local e têm uma composição muito semelhante. Entenda melhor sobre.

De onde o Sol e a Terra surgiram

De acordo com estudos, o Sol e a Terra se formaram dos restos de uma mesma explosão estelar. É por esse motivo que eles tinham basicamente a mesma composição, acontece que durante a formação do nosso planeta foi se perdendo elementos voláteis como: hélio, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. E isso tornou a Terra mais estável que o Sol.

Para chegar a essa conclusão, os estudiosos analisaram condritos, meteoritos rochosos que foram formados na nebulosa protosolar. Esse tipo de rocha é frequentemente estudada para entender melhor a composição química do sol. Quando comparado os dados obtidos desses condritos com o manto primitivo da Terra, descobriram que nosso planeta compartilhava grande parte de seus elementos com os condritos solares.

Outros exoplanetas

De acordo com os estudiosos, se análises similares fossem realizadas com outros planetas, que orbitam outras estrelas, que não seja o sol, o resultado seria similar. É um processo natural que acontece devido a criação de um sistema solar interno. É um processo natural, por isso a maioria dos exoplanetas são desvolatilizados durante a formação das estrelas.

Eu sei que parece completamente louco, mas essa é a verdade, temos muito mais em comum com o sol do que imaginamos. E você, já imaginava que isso era possível? Nos conte aqui nos comentários. Aproveita e marca os amigos que adoram falar sobre ciência. Se quiser ler mais matérias parecidas com essa não deixe de acessar a nossa categoria "Ciência e Tecnologia".

Próxima Matéria
Via   livescience  
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+