Tudo que você precisa e queria saber sobre o sistema muscular

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      05/12/14 às 18h40

Apesar da palavra "músculo" trazer diretamente um bíceps, peitoral ou até mesmo batata da perna em momento de flexão, não são somente esses os músculos do seu corpo. Na verdade, os músculos do nosso corpo são responsáveis pelas expressões faciais, batimentos cardíacos, digestão, respiração, movimentação ocular e muitas outras. Para fazer isso tudo, existem apenas 3 categorias de músculos: liso, estriado e cardíaco.

04183144311206

Estriados

deltoiswua

Têm esse nome por terem estrias (fissuras), e são também chamados de esqueléticos. São os músculos de força mecânica, que usamos quando queremos e que associamos diretamente à palavra. A denominação "esquelético" é dada porque a maioria deles está ligada a ossos através de tendões.

Liso

liver

Pense num rim, fígado ou intestino: o tipo de tecido não é liso, até meio gosmento? É daí que vem o nome, e também sua denominação "visceral", já que é o tipo de músculo que fica nas vísceras (ou órgãos). São controlados pelo Sistema Nervoso Autônomo, independente de nossa vontade.

Cardíaco

HumanHeart_1.jpg5b4415f9-6574-4724-b1f4-e92565b6d520Large

Bom, esse o nome já entrega: só existe no coração e é responsável pela força de bombeamento do corpo, também involuntariamente.

Além disso, denominações geométricas e visuais também são usadas para reconhecer grupos de músculos: os triangulares, do ombro, são chamados de "deltoides", por exemplo. Por isso, a diferença na quantidade de fibras, o formato e a rigidez podem entregar de qual parte do corpo é um músculo somente através da visualização, uma técnica que desde açougueiros até legistas sabem usar para identificar "peças de carne".

Como os músculos são compostos por fibras de carne elástica, seus maiores problemas são a perda de flexibidade e lesões, comumente vistas em cãibras, espasmos, distrofia muscular, distúrbios metabólicos e neuromusculares. Por isso, quando aquele amigo bombado seu disse que você nunca exercita os músculos, explique pra ele que só ter expressões faciais, batimentos cardíacos e respirar já é o suficiente. Ou não, né? E não deixe de conferir também 13 coisas que você ainda não sabe sobre seu próprio corpo!

 

 

 

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+