Curiosidades

Tudo que você precisa saber sobre turismo espacial

0

O céu sempre atraiu a atenção e os sonhos do homem. O primeiro ser vivo no espaço não foi um humano, mas a cadela Russa Laika, da raça Kudriavka. Em suma, diversos animais foram usados nos primórdios da exploração espacial para testar o efeito da radiação, da ausência de gravidade e das condições do espaço exterior sobre os organismos vivos.

O turismo espacial sempre rodeou nossas mentes e empresas grandes como SpaceX, Boeing, Virgin Galatic, Blue Origin e SNC têm projetos para fazer com que esse sonho se torne realidade. Aqueles, não astronautas, que puderem e quiserem pagar pela viagem ao espaço terão uma viagem inesquecível em suas vidas. Com o avançar da ciência, o tempo de arrumar as malas para essa viagem parece ter chegado. E o desenvolvimento de espaçonaves que possam fazer esse tipo de turismo não para.

Além do mais, o turismo espacial se tornou realidade depois que Richard Branson foi o primeiro homem não astronauta a ir para o espaço no dia 11 desse mês. Seguido, uma semana depois, por Jeff Bezos.

A empresa de Branson, a Virgin Galactic, ficou esses últimos anos estudando formas de transformar as viagens para fora da Terra em realidade. E ela tem planos de levar as pessoas para dar essa voltinha no espaço em 2022.

As passagens começaram a ser vendidas a 250 mil dólares cada. E impressionantemente já estão esgotadas. Além da Virgin Galactic, sua rival, a Blue Origin, também pretende entrar no ramo de turismo espacial.

Agora que viajar ao espaço é uma realidade possível para nós, ou pelo menos para aqueles que podem pagar, algumas dúvidas sobre isso surgem. Respondemos aqui as principais delas.

1 – Quem pode ir para o espaço?

Turismo1 1200x675, Fatos Desconhecidos

Praticamente qualquer pessoa pode ir. O único ponto é ter condição de pagar a passagem. De acordo com a Blue Origin, os viajantes conseguem suportar três vezes mais a força da gravidade durante dois minutos na subida e cinco vezes e meia em alguns segundos da descida. E quem quiser ir para o espaço tem que medir entre 1,52 e 1,95 metros e pesar entre 50 e 101 quilos.

Segundo Elon Musk, fundador da SpaceX, a maior parte das pessoas pode viajar na espaçonave da sua empresa. “Se você aguenta ir em uma montanha russa, deveria estar em condições de voar no Dragon”, disse ele.

A Virgin Galatic não tem nenhuma exigência física para seus futuros viajantes.  “Nós prepararemos completamente cada astronauta, de acordo com um programa de check-ups médicos e treinamento adequado a cada um”, informou o site da empresa.

2 – Quanto custa?

Turismo2 600x337, Fatos Desconhecidos

O preço da viagem depende. Por exemplo, voar até a Estação Espacial Internacional por uma semana em um voo autorizado pela Axiom Space custa 55 milhões de dólares por pessoa. Uma parte desse valor exorbitante vai para a NASA, que cobra 10 milhões de dólares por semana para os astronautas particulares. Além de tarifas menores de dois mil dólares para a alimentação.

A passagem da Virgin Galactic custava 250 mil dólares para as pessoas experimentarem alguns minutos de microgravidade. No entanto, a empresa disse que quando as vendas de passagens reabrirem o preço irá aumentar.

Já a Blue Origin não anunciou seus preços. Contudo, o leilão para um lugar a bordo da New Shepard terminou com o lance final de 28 milhões de dólares.

3 – Que tipo de treinamento precisa?

Turismo3 1206x720, Fatos Desconhecidos

Felizmente, o treinamento necessário para fazer uma viagem como turista não é parecido com o que os astronautas da NASA fazem. De acordo com o site da Blue Origin, o treinamento para seus voos dura apenas um dia.  No dia antes do lançamento você aprenderá tudo o que deve saber para ter a sua experiência de astronauta”, informou.

Para a Virgin Galactic, o objetivo é dar aos seus futuros astronautas  “uma jornada incomparavelmente segura e acessível ao espaço sem a necessidade de experiência ou treinamento e preparação anteriores”. E para isso, eles terão um treinamento de três dias no Spaceport America no Novo México. Lá, eles “passarão por uma triagem médica e pelo processo de preparação para o voo, como treinamento para o uso dos sistemas de comunicação, protocolos de voo, procedimentos de emergência e treinamento com a força-G”.

Já a Axiom Space, que tem uma missão bem mais ambiciosa viajando até a Estação Espacial Internacional e ficando lá uma semana, tem um treinamento de 17 semanas feito em instalações que são administradas pela NASA.

Quer perder peso? Então esses 7 alimentos são proibidos na hora do jantar

Matéria anterior

Vírus de 15 mil anos foram identificados no derretimento das geleiras tibetanas

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos