Curiosidades

Tudo que você precisa saber sobre turismo espacial

0

O céu sempre atraiu a atenção e os sonhos do homem. O primeiro ser vivo no espaço não foi um humano, mas a cadela Russa Laika, da raça Kudriavka. Em suma, diversos animais foram usados nos primórdios da exploração espacial para testar o efeito da radiação, da ausência de gravidade e das condições do espaço exterior sobre os organismos vivos.

O turismo espacial sempre rodeou nossas mentes e empresas grandes como SpaceX, Boeing, Virgin Galatic, Blue Origin e SNC têm projetos para fazer com que esse sonho se torne realidade. Aqueles, não astronautas, que puderem e quiserem pagar pela viagem ao espaço terão uma viagem inesquecível em suas vidas. Com o avançar da ciência, o tempo de arrumar as malas para essa viagem parece ter chegado. E o desenvolvimento de espaçonaves que possam fazer esse tipo de turismo não para.

Além do mais, o turismo espacial se tornou realidade depois que Richard Branson foi o primeiro homem não astronauta a ir para o espaço no dia 11 desse mês. Seguido, uma semana depois, por Jeff Bezos.

A empresa de Branson, a Virgin Galactic, ficou esses últimos anos estudando formas de transformar as viagens para fora da Terra em realidade. E ela tem planos de levar as pessoas para dar essa voltinha no espaço em 2022.

As passagens começaram a ser vendidas a 250 mil dólares cada. E impressionantemente já estão esgotadas. Além da Virgin Galactic, sua rival, a Blue Origin, também pretende entrar no ramo de turismo espacial.

Agora que viajar ao espaço é uma realidade possível para nós, ou pelo menos para aqueles que podem pagar, algumas dúvidas sobre isso surgem. Respondemos aqui as principais delas.

1 – Quem pode ir para o espaço?

Praticamente qualquer pessoa pode ir. O único ponto é ter condição de pagar a passagem. De acordo com a Blue Origin, os viajantes conseguem suportar três vezes mais a força da gravidade durante dois minutos na subida e cinco vezes e meia em alguns segundos da descida. E quem quiser ir para o espaço tem que medir entre 1,52 e 1,95 metros e pesar entre 50 e 101 quilos.

Segundo Elon Musk, fundador da SpaceX, a maior parte das pessoas pode viajar na espaçonave da sua empresa. “Se você aguenta ir em uma montanha russa, deveria estar em condições de voar no Dragon”, disse ele.

A Virgin Galatic não tem nenhuma exigência física para seus futuros viajantes.  “Nós prepararemos completamente cada astronauta, de acordo com um programa de check-ups médicos e treinamento adequado a cada um”, informou o site da empresa.

2 – Quanto custa?

O preço da viagem depende. Por exemplo, voar até a Estação Espacial Internacional por uma semana em um voo autorizado pela Axiom Space custa 55 milhões de dólares por pessoa. Uma parte desse valor exorbitante vai para a NASA, que cobra 10 milhões de dólares por semana para os astronautas particulares. Além de tarifas menores de dois mil dólares para a alimentação.

A passagem da Virgin Galactic custava 250 mil dólares para as pessoas experimentarem alguns minutos de microgravidade. No entanto, a empresa disse que quando as vendas de passagens reabrirem o preço irá aumentar.

Já a Blue Origin não anunciou seus preços. Contudo, o leilão para um lugar a bordo da New Shepard terminou com o lance final de 28 milhões de dólares.

3 – Que tipo de treinamento precisa?

Felizmente, o treinamento necessário para fazer uma viagem como turista não é parecido com o que os astronautas da NASA fazem. De acordo com o site da Blue Origin, o treinamento para seus voos dura apenas um dia.  No dia antes do lançamento você aprenderá tudo o que deve saber para ter a sua experiência de astronauta”, informou.

Para a Virgin Galactic, o objetivo é dar aos seus futuros astronautas  “uma jornada incomparavelmente segura e acessível ao espaço sem a necessidade de experiência ou treinamento e preparação anteriores”. E para isso, eles terão um treinamento de três dias no Spaceport America no Novo México. Lá, eles “passarão por uma triagem médica e pelo processo de preparação para o voo, como treinamento para o uso dos sistemas de comunicação, protocolos de voo, procedimentos de emergência e treinamento com a força-G”.

Já a Axiom Space, que tem uma missão bem mais ambiciosa viajando até a Estação Espacial Internacional e ficando lá uma semana, tem um treinamento de 17 semanas feito em instalações que são administradas pela NASA.

Quer perder peso? Então esses 7 alimentos são proibidos na hora do jantar

Artigo anterior

Vírus de 15 mil anos foram identificados no derretimento das geleiras tibetanas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido