Já se tornou algo comum as empresas de tecnologia recompensarem pessoas por reportarem falhas de segurança. E, foi exatamente o que aconteceu ao jovem uruguaio, Ezequiel Pereira, de 18 anos. Esse já é a quinta vez que Ezequiel colabora com uma empresa e recebe uma gratificação por seu trabalho.

Ele ganhou seu primeiro computador aos 10 anos de idade e com cerca de 1 ano já havia aprendido a programar. Ele já participou de competições ligadas a área da informática, e em uma dessas competições ele foi premiado com uma visita a sede do Google, na Califórnia.

A premiação

Publicidade
continue a leitura

Dessa vez, o jovem uruguaio levou 36 mil dólares do Google pra casa. Pereira, encontrou uma falha de segurança no Google App Engine, plataforma da gigante de Mountain View para desenvolvimento e hospedagem de aplicações web. A vulnerabilidade encontrada pelo garoto dava a possibilidade de serem feitas alterações nos sistemas internos da companhia por qualquer pessoa.

Publicidade
continue a leitura

A falha foi encontrada há algum tempo, no entanto, somente agora, Ezequiel recebeu autorização para falar abertamente sobre o ocorrido. Durante esse tempo, o Google averiguava a situação e trabalhou nas correções do problema. Pereira, conta que a primeira falha encontrada por ele lhe rendeu cerca de 500 dólares, mas ele sabia que poderia ir mais além e continuou as buscar por novos problemas e falhas.

Ezequiel, atualmente, se encontra no 12º lugar no Hall da Fama do Google, e já recebeu vários e-mails o parabenizando pelo feito. E já até mesmo recebeu propostas de emprego. Segundo ele, alguns de seus amigos já tentaram se engajar na busca de bugs e falhas, mas sem sucesso. "Eles estão interessados, mas não acham que sabem o suficiente. Mas, eu sempre digo a eles para continuarem tentando. Qualquer um pode aprender essas coisas", disse Pereira.

Publicidade
continue a leitura

Ezequiel utilizou parte do dinheiro recebido com as falhas para tentar conseguir uma bolsa de estudos em universidades nos Estados Unidos, porém, não obteve respostas. Atualmente, o garoto está cursando engenharia da computação em Montevidéu, onde reside com sua família.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Publicado em: 28/05/18 20h56