Curiosidades

Um cemitério de 4500 anos foi encontrado nas Pirâmides de Guizé

0

O antigo Egito foi uma civilização do norte da África, onde hoje está localizado o “Egito moderno”. Essa foi uma das primeiras grandes civilizações da antiguidade. E que manteve, durante a sua existência, uma continuidade nas suas formas políticas, artísticas, literárias e religiosas. Ele é coberto por histórias curiosas e mistérios. A população egípcia teve um grande desenvolvimento e construiu muitas coisas difíceis de se conquistar até mesmo nos dias de hoje. A sua evolução fora de época faz com que os mitos a seu respeito se tornassem ainda mais atraentes.

E quando pensamos em Egito, uma das primeiras coisas que vem à cabeça são as icônicas pirâmides. Construídas há milênios, as pirâmides egípcias ainda continuam a nos impressionar. Isso devido às suas grandes estruturas e aos mistérios que envolvem as suas construções. Entretanto, sabemos que sua maior finalidade era abrigar os restos mortais de faraós e antigos reis egípcios.

Mesmo com todo o avanço e descoberta sobre a civilização egípcia como um todo e sobre as pirâmides em especial, ainda há muito o que descobrir. Coisas como cultura e os costumes da civilização do antigo Egito são descobertas contínuas. E sempre que os arqueólogos pensam que já descobriram quase tudo que essa terra tem para esconder, alguma coisa nova surge.

A mais recente descoberta foi um cemitério de 4500 anos que está no sudeste das famosas Pirâmides de Gizé. Dentro de cemitério foram descobertos vários túmulos, sendo um deles um dos mais antigos segurando os restos mortais de duas pessoas. Um era chamado Behnui-Ka e o outro Nwi.

Sarcófagos

Os sarcófagos foram encontrados intactos e provavelmente os corpos deles estão dentro. Mas nenhuma informação a esse respeito foi liberada. Através de uma análise dos artefatos e das inscrições hieroglíficas, os pesquisadores puderam datar as tumbas de aproximadamente 4500 anos atrás. Esse período é chamado pelos historiadores de Quinta Dinastia.

Segundo as inscrições achadas, Behnui-Ka era um padre e juiz que, além disso, tinha vários outros títulos como um que falava que ele era “o purificador dos reis: Khafre, Userkaf e Niuserre”. Os três nomes eram faraós. Khafre foi o que mandou construir uma das Pirâmides de Gizé. Os outros dois foram faraós que governaram o Egito no período da Quinta Dinastia.

Nwi, que estava no outro sarcófago, também tinha vários títulos como chefe de Estado, supervisor dos novos assentamentos e purificador do rei Khafre. Todas esses títulos estavam gravados em seu túmulo.

Artefatos

Além dos túmulos, vários artefatos foram encontrados na tumba e alguns no cemitério. Coisas como uma estátua de pedra calcária, que pode ser a representação de um dos dois indivíduos no sarcófago, e gravuras de pedra e máscars de madeira.

Outra descoberta dos arqueólogos foi a de que o cemitério foi reutilizado há cerca de 2600 anos. Isso porque a reutilização de túmulos era bastante frequente no antigo Egito.

Segundo Zahi Hawass, ex-ministro de antiguidades do Egito, a localização desse novo cemitério é perto de um que serviu para enterrar pessoas que construíram as Pirâmides de Gizé.

Quem descobriu esse novo cemitério foi uma equipe de arqueólogos que foi liderada por Mostafa Waziri, o secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades do ministério. E desde a sua descoberta, a pesquisa está em andamento sempre tendo novas descobertas.

7 emoções tóxicas que você precisa deixar para trás

Artigo anterior

Garota causou revolta na internet e o motivo é mais triste que se imagina

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido