• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Um homem fez uma previsão nos anos 90 sobre a tecnologia e é assustador como ele acertou

POR Lucas Curado    EM Ciência e Tecnologia      02/04/18 às 17h00

Certas pessoas simplesmente possuem uma visão muito boa para o futuro, ou são simplesmente videntes! Uma dessas pessoas é David Gerrold. Ele fez uma previsão na década de 90 tão exata quanto as famosas previsões dos Simpsons e outros shows que viraram memes.

Gerrold sempre esteve ligado com essa ideia de futuro. Por que? Bom, ele é um escritor de ficção científica e um entusiasta pela tecnologia. O que é mais curioso é como ele poderia falar algo tão "certeiro" em uma época que celulares e computadores eram ainda tão "primitivos" com o que possuímos hoje em dia. Bem, talvez ele realmente seja um vidente.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você um pouquinho das previsões fascinantes que esse homem fez em sua época. Curiosamente, elas vieram a se realizar de maneira plena. Como alguém poderia estar tão correto? Vamos descobrir isso nessa matéria.

Smartphones vs. década de 90

Antigamente, na década de 80-90 nós tínhamos um aparelho específico para absolutamente tudo. Pessoas andavam com seus celulares enormes e bipes. Se você fosse viajar usando um carro, era melhor se planejar antes e traçar toda sua rota em um mapa físico. Não somente isso, antes era preciso comprar filmes para sua câmera... Afinal, depois das fotos reveladas, seria preciso ter algo para encher seu álbum de fotos da viagem.

Se você acha isso complicado, então você não imagina como era procurar um banheiro em uma viagem a outro país. Até você achar as palavras certas para falar "onde é o banheiro?" a pessoa já tinha perdido a paciência com você. Felizmente nós conseguimos reunir tudo isso em um único aparelhinho que fica diariamente em seu bolso. Coisas que eram inimagináveis s em algumas décadas atrás. Claro, inimaginável para a maioria das pessoas, mas não para David Gerrold.

David Gerrold

Gerrold é um escritor e roteirista de ficção cientifica que possuí mais de 50 livros publicados. Esse Americano já escreveu diversos episódios para séries famosas, e ganhou o prêmio Nebula e Hugo por seu livro "A criança marciana". Um dos roteiros que mais rendeu reconhecimento ao seu trabalho foi o episódio "The trouble with tribbles" da serie original de Star Trek.

Uma coisa que andou chamando atenção dos internautas é que esse escritor, na década de 90, fez algumas previsões bem curiosas. Em um artigo que ele publicou em uma revista científica, ele simplesmente fez uma previsão que muitos acharam improvável. Anos depois, tudo que ele tinha dito, simplesmente aconteceu! Quem imaginaria?

O futuro no passado

Gerrold começa falando em sua matéria de como ele carrega um monte de coisas em seus bolsos. Após essa breve introdução ele começa com as previsões futurísticas. "Em algum momento em um futuro próximo. Todos esses dispositivos serão colocado em somente um".  Ele também completa dizendo que "será em uma caixa mais fina que uma polegada, e menor que um baralho de cartas."

Em uma época em que os computadores não eram tão poderosos, Gerrold deu seu "palpite" sobre nosso presente.  Ele comenta no artigo que essas "caixas", que ele chamou de PITA,  teriam o poder de processamento de um desktop. Um outro detalhe importante é o porquê do nome. PITA, para Gerrold quer dizer "Personal Information Telecommunications Agent" e também "Pain in the Ass" (Algo inconveniente). Pois naquela época ele já comentava que ter toda essa conectividade iria, literalmente, "destruir o que havia nos restado de privacidade". Ele não estava errado, e isso foi em 1999.

E aí, o que achou dessa matéria? Deixe seu comentário e até a próxima.

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+