Uma galáxia escondida foi encontrada orbitando na nossa galáxia

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      04/05/18 às 14h37

Recentemente, cientistas descobriram o que parece ser uma galáxia anã em órbita ao redor de nossa Via Láctea. Nomeada de Hydrus 1, se encontra a aproximadamente 90.000 anos-luz da Terra, entre dois outros satélites da nossa galáxia, as Pequenas e Grandes Nuvens de Magalhães (SMC e LMC). Ela teria sido detectada pela Câmera de Energia Escura no Telescópio Blanco, no Chile.

A galáxia teria sido classificada como anã ultra apagada. Ela tem aproximada um raio de 163 anos-luz e foi chamada de Hydrus 1 devido a sua descoberta na constelação de hydrus. É tão pequena que pode realmente ser um aglomerado globular, uma coleção solta de estrelas.

Hydrus 1

galáxia

A galáxia é dominada por matéria escura, e possui estrelas que são relativamente pobres em metais. Galáxias são denominadas anãs se tiverem cerca de 100 milhões a alguns bilhões de estrelas. O que é muito menos do que os 400 bilhões de estrelas que possuem em nossa galáxia.

Até o momento, não se sabe se existe uma conexão entre o Hydrus 1 e o SMc e o LMC. Mas espera-se que os dados da missão de Gaia, que recentemente divulgou um mapa impressionante de estrelas próximas, possam nos dar algumas pistas vitais e nos contar um pouco mais sobre isso.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Via   Iflscience  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+