Ciência e Tecnologia

Uma inteligência artificial conseguiu ler e formar palavras direto da mente humana

0

A inteligência artificial, também conhecida como IA, é uma das áreas em que há mais investimentos científicos. A IA tem o intuito de desenvolver em softwares e outros mecanismos, uma inteligência similar a humana. Uma dos resultados mais significativos e visíveis que temos de algo similar a isso é o robô Sophia.

O robô é definido como humanoide, já que foi construído de forma muito similar a um humano. Sophia consegue reproduzir até 62 expressões faciais e foi programada para se adaptar e aprender com o comportamento humano. O robô possui inteligência artificial, no entanto, nada se compara com essa tecnologia que tem se desenvolvido.

Inteligência que lê mentes

Todos nós humanos sempre desejamos o super poder de ler mentes. Afinal, seria perfeito saber o que as pessoas realmente pensam, não? No entanto, parece que as inteligências artificiais conseguiram fazer isso antes de nós. Sim, os cientistas têm trabalhado em um tipo de tecnologia que não apenas compreende o que nós falamos, como também as reproduz.

É muito pior do que qualquer detector de mentiras. Essa IA é capaz de ler e dizer o que se passa em nosso subconsciente. Mas calma, os estudos ainda não são tão grandiosos, os cientistas estão no início de todo o processo. No entanto, os resultados parecem ser promissores.

Pesquisas desenvolvidas

Como dissemos, apenas algumas poucas pesquisas estão sendo realizadas nessa área. Além de poucas, elas também contam com poucos pacientes. Um dos estudos foi publicado em 2018, e foi realizado com pacientes com epilepsia. Para realizar o experimento, foi preciso gravar a movimentação neural, para que elas pudessem ser interpretadas.

Para fazer esse tipo de experimento é preciso que o cérebro esteja exposto ao ar e com os eletrodos ligados diretamente a ele, por isso foi preciso realizar durante o processo cirúrgico. Os pacientes ouviram arquivos de áudio, enquanto toda sua atividade cerebral era monitorada.

O vocoder, a inteligência artificial desenvolvida, foi colocado para tocar o resultado e foi excelente! As palavras foram bem compreendidas em 75% do tempo. Como já explicamos, essa é apenas uma das poucas pesquisas desenvolvidas nesse sentido. No entanto, representa um grande avanço para a área da neurociência.

A nova foto mais curtida do Instagram não é nada do que você esperava

Matéria anterior

Capitã Marvel pode ter criado um furo de roteiro no MCU

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos