Curiosidades

Uma lagoa na Argentina ficou rosa brilhante e não foi por causas naturais

0

Existem diversos fenômenos naturais que nos deixam de queixo caído. Fenômenos naturais são acontecimentos não artificiais, ou seja, ocorrem sem a intervenção humana. Epidemias, condições meteorológicas e desastres naturais estão entre os mais comuns.

Entretanto, também existem fenômenos que são causados pelo homem. Geralmente eles são mais preocupantes porque mudam a paisagem e nem sempre de uma forma natural.

Um exemplo disso foi essa lagoa na região do sul da Patagônia argentina, que virou rosa brilhante. Esse acontecimento foi impressionante e, ao mesmo tempo, assustador. Especialistas e ativistas culpam a poluição por um produto químico que é usado para preservar camarões para exportação.

Rosa

Lagoa1, Fatos Desconhecidos

O sulfito de sódio causou a cor rosa. Ele é um produto antibacteriano usado nas fábricas de peixes. O resíduo desse produto foi responsabilizado por contaminar o rio Chubut. Esse rio alimenta a lagoa do Corfo e outro mananciais da região.

Além disso, os moradores da localidade reclamam há tempos dos odores desagradáveis e de outros problemas ambientais em volta do rio e da lagoa. “Quem deveria estar no controle é quem autoriza o envenenamento de pessoas”, disse o ativista ambiental Pablo Lada.

A lagoa ficou rosa na semana passada. Ela se manteve assim até o último domingo. De acordo com Federico Restrepo, engenheiro ambiental  virologista, a cor da lagoa se deve ao sulfito de sódio, que está presente nos resíduos de peixes. Por lei, se deve tratar os resíduos antes de se despejá-los.

Motivo

Lagoa2, Fatos Desconhecidos

Não se usa essa lagoa para recreação e ela recebe o escoamento do parque industrial de Trelew. Essa não é a primeira vez que o lago ficou dessa cor. Justamente por causa da recorrência os habitantes da área já estão fartos com a situação.

Tanto que, nas últimas semanas, os moradores de Rawson, uma cidade vizinha de Trelew, bloquearam as estradas por onde passam os caminhões que transportam resíduos de peixe processado. “Recebemos dezenas de caminhões diariamente, os moradores estão ficando cansados ​​disso”, disse Lada.

Como Rawson estava fora dos limites por conta dos protestos, as autoridades deram autorização para que as fábricas jogassem os resíduos na lagoa Corfo. “A cor avermelhada não causa danos e desaparecerá em alguns dias”, disse Juan Micheloud, chefe de controle ambiental da província de Chubut.

Problemas

Lagoa3, Fatos Desconhecidos

Contudo, essa não é a visão de todas as autoridades. Tanto que o secretário de planejamento da cidade de Trelew, Sebastian de la Vallina, discordou do chefe de controle ambiental. “Não é possível minimizar algo tão sério”, disse.

As empresas que processam peixes para exportação, principalmente camarões de pescada, geram milhares de empregos para a província de Chubut. Nessa região vivem aproximadamente 600 mil pessoas. Além disso, dezenas de empresas estrangeiras estão em atividade na área e sob jurisdição atlântica da Argentina.

“O beneficiamento do pescado gera trabalho, é verdade. Mas são empresas que ganham muitos milhões de dólares e não querem pagar frete para levar os resíduos a uma estação de tratamento que já existe em Puerto Madryn, a 35 milhas de distância, ou construir uma planta mais perto “, concluiu Lada.

Caverna de rei exilado por razões misteriosas foi descoberta

Matéria anterior

7 conselhos se você não se preparou financeiramente para a longevidade

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos