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Veículo anfíbio: o carro que vira barco

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Assim como diversas outras invenções, o conceito de veículo anfíbio surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, tanto por alemães quanto por americanos. Depois disso foram criados dois modelos, o primeiro sendo o carro militar anfíbio alemão Schwimmwagen, baseado no Volkswagen. Já o pequeno carro militar anfíbio americano teve como inspiração o Jeep: Ford GPA.

Mesmo que a produção desse carro tenha durado apenas cinco anos, entre 1960 e 1965, as invenções introduzidas por esses modelos foram utilizadas por outros grandes fabricantes de automóveis. Por isso, vale a pena conhecer a história dos carros anfíbios.

Surgimento do carro anfíbio

Auto Entusiastas

O veículo que surgiu na Segunda Guerra Mundial, o carro anfíbio, é um automóvel que funciona tanto em terra quanto na água. Além disso, o seu design exclusivo tinha as características de um carro padrão para ser dirigido na estrada, assim como um sistema de propulsão aquática de duas hélices. Porém, mesmo mais de 50 anos após o primeiro modelo, ainda não foi produzido nada parecido.

O modelo mais famoso que existiu foi o Volkswagen Schwimmwagen. Esse automóvel anfíbio possui tração nas quatro rodas e foi projetado e usado na Segunda Guerra Mundial.

Apesar da produção em larga escala, sendo fabricadas 14.000 unidades em Wolfsburg, Alemanha, esse carro nunca foi comercializado por civis. Também é importante ressaltar que sua produção parou depois do fim da guerra.

Por que o automóvel não ficou popular?

Segredos do Mundo

Depois do fim da guerra, o designer alemão Hans Trippel, que começou a projetar os veículos anfíbios durante a década de 1930, tentou criar o primeiro carro anfíbio para a população civil: o Amphicar.

Esse veículo teve como inspiração o Volkswagen Schwimmwagen. O motor do carro ficava localizado na parte traseira, acionando as rodas traseiras, além de fornecer energia para a hélice

O veículo de Hans Trippel foi criado com melhorias em relação ao criado durante a guerra. Apesar do Schwimmwagen exigir que a traseira fosse manualmente abaixada na água, o novo design já possuía hélices gémeas montadas sob a parte traseira do carro que não necessitava ser abaixadas ou levantadas.

Além disso, mesmo com o Amphicar não possuindo características de carro e nem de barco, sua duplicidade o tornou popular no mercado. De acordo com dados divulgados, das 3.878 unidades montadas, foram vendidas 3.000. Vale lembrar que a sua produção era limitada.

Apesar do sucesso, para um carro desse modelo, o último ano de venda do Amphicar foi 1968, depois de quase uma década do seu lançamento. O motivo seria o preço do carro: muito baixo para ser lucrativo. Isso por causa dos seus altos custos de desenvolvimento e fabricação, por causa disso, a empresa não conseguiu manter a produção.

Rinspeed sQuba

Rinspeed AG

Para os entusiastas do cinema, é possível se sentir familiarizado com o Rinspeed sQuba. Isso porque a criação foi diretamente inspirada no submarino 007 Lotus Esprit de James Bond.

Este veículo único toma a base de um Lotus Elise. Além disso, devido à instalação de um trem de força elétrico, é vedada todas as partes eletrônicas, o que transforma o carro em um submarino completo.

Fonte: Segredos do Mundo

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