“Se querer é poder, tem que ir até o final, se quiser vencer”. Quase todas as pessoas sabem que essa frase, é um trecho da música tema do Big Brother Brasil. Esse programa que muitos amam e muitos odeiam e que já fez história.
Mas o fato é que os reality shows fazem parte do entretenimento aqui, no Brasil. O mais famoso deles é o Big Brother Brasil. O programa consiste no confinamento, de um número variável de participantes, em uma casa cenográfica, sendo vigiados por câmeras, 24 horas por dia, sem conexão com o mundo exterior.
Os participantes não podem se comunicar com seus parentes e amigos, ler jornais ou usar de qualquer outro meio, para obter informações externas. Eles são escolhidos pela produção do programa, mas podem optar por querer ou não entrar na casa e têm o direito de desistir no meio do programa.
No Brasil, além das transmissões diárias na Rede Globo, é exibido, em pay-per-view, no canal por assinatura Premiere Shows e com flashes no Multishow.
Neste ano, o reality estreou sua vigésima edição. No BBB20, famosos e anônimos dividem a casa e o comando do programa fica, de novo, com o apresentador Tiago Leifert. O prêmio para o grande ganhador é de R$ 1,5 milhão.
Os participantes famosos são: a cantora Manu Gavassi; a youtuber Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa; o youtuber Pyong Lee; o ator Babu Santana; a cantora Gabi Martins; o surfista Lucas Chumbo; as influenciadoras Mari Gonzalez e Rafa Kalimann e o atleta Petrix Barbosa.
E os anônimos são: o arquiteto Felipe; a cantora Flayslane; a advogada Gizelly; o modelo Guilherme; o ex-jogador de futebol Hadson; o fisioterapeuta Lucas; a ginecologista Marcela; a médica Thelma e o psicólogo Victor Hugo.
Nessas vite edições já passaram vários personagens que ficaram marcados na cabeça das pessoas. Quem não se lembra do Bam Bam, Fani que falava “Uhu Nova Iguaçú” e Alemão? E ainda tiveram os ex-BBB’s que ficaram famosos como Sabrina Sato e Grazi Massafera.
Uma regra do jogo é que a cada semana participantes são eliminados para que, no final, sobre o grande vencedor. O paredão é quando os participantes ficam à mercê do voto popular para ver quem sai e quem fica.
Com o tempo, os telespectadores vão gostando e odiando as pessoas na “casa mais vigiada do Brasil”. Na última terça-feira, Victor Hugo estava suspeitando que sairia no paredão e sua suspeita foi confirmada.
O brother foi eliminado com 85,22% dos votos. Essa porcentagem fez com que Victor ficasse no quarto lugar de participantes, com mais rejeição em paredões triplos.
O paredão que eliminou Victor, tinha Babu e Manu, que ficaram salvos e continuam no reality. Babu recebeu 4,60% dos votos e Manu, 10,18%.
O BBB é praticamente o principal programa de reality show da televisão brasileira. Os mais de 300 participantes foram amados e odiados. E é claro, que tiveram aqueles que bateram os recordes de rejeição, em paredões triplos. E a última edição do programa teve o recorde de rejeição batido. Mostramos aqui o ranking.