94% do mundo inteiro erra esse cálculo. Será que você consegue acertar?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      03/08/15 às 15h20

Você é bom em matemática? Ela costuma ser a matéria mais odiada por um grande número de pessoas, por outro lado, há quem se dê super bem com os cálculos que ela envolve.

Mesmo que você seja ou tenha sido o melhor aluno das disciplinas de exatas no colégio, a chance de você errar uma certa conta é muito grande.

De acordo com especialistas, cerca de 94% das pessoas que tentaram respondê-la erraram. Isso acontece porque as pessoas que erram acreditam que ela é muito simples, no entanto pode não ser tão simples assim.

Você acredita que conseguiria acertar a resposta?

Então, responda: Qual é o resultado de 7 + 7 ÷ 7 + 7 x 7 - 7 ?

As opções de resposta são: a) 00 b) 08 c) 50 d) 56

A maioria das pessoas responde a letra "a" ou a letra "d". Se você respondeu alguma dessas opções se enganou! Quem escolhe 56 como resultado costuma fazer a conta da esquerda para a direita, mas sem respeitar as ordens das operações matemática.

Ou seja, 7+7 = 14, 14÷7 = 2, 2+7 = 9, 9x7 = 63, e, finalmente, 63-7= 56. Logo a resposta correta seria a alternativa "d", certo? Errado.

Já a pessoa que acredita que a resposta é zero faz a conta usando a mesma lógica, mas quando chega no final subtrai 7 por 7 isoladamente e encontra zero, assim pensa que  o número encontrado até a última operação multiplicado por zero só pode ser zero. Errado também.

Então, qual é a resposta correta? A resposta correta é a que quase ninguém supõe que seja, a letra "c". A razão para isso é que existe uma hierarquia na hora de resolver o cálculo. Primeiramente é preciso fazer as operações de divisão, depois as de multiplicação, soma e por último a subtração.

Assim, para resolver corretamente o cálculo, é preciso seguir o seguinte raciocínio: 7÷7 = 1, 7x7 = 49. Resolvendo as operações de divisão e multiplicação a conta ficaria: 7 + 1 + 49 - 7. O resultado disso é 50.

Achou difícil? Na próxima vez que tiver que responder um cálculo parecido, basta lembrar das dicas.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+