Curiosidades

Veja por que não é bom forrar o vaso sanitário de banheiros públicos com papel

0

É quase impossível que alguém não tenha passado pela situação de estar muito longe de casa e, de repente, ter aquela vontade de ir ao banheiro. Nesse momento, pode ser inevitável que a pessoa tenha que procurar um banheiro público para usar. Quando isso acontece, um hábito comum das pessoas é cobrir o assento do vaso com papel. Mas será que isso realmente é recomendável?

A realidade é que, ao invés de deixar o vaso mais higiênico, essa prática pode não ser tão boa assim. Isso porque ao cobrir o assento do vaso com papel o acúmulo de germes pode ser facilitado por conta de o papel ser áspero e absorvente. Com isso, as bactérias das descargas acabam se depositando nele. Mesmo quando a descarga é dada com a tampa fechada, não é possível ter uma garantia de que o papel esteja livre de contaminação de pessoas que usaram o banheiro antes.

Papel no vaso

O sagaz

E o que muitas pessoas acreditam que é o pior a se fazer, ou seja, sentar direto no assento, pode não ser tão arriscado assim. Segundo um professor de microbiologia e patologia dos EUA, a superfície lisa do vaso acaba ajudando a repelir os germes que caem nele. Isso faz com que a superfície seja mais limpa do que a da pia da cozinha de algumas pessoas.

Além disso, a maior parte das bactérias que são vistas nos assentos dos banheiros públicos são comuns, por isso elas não são causadoras de grandes problemas.

Se mesmo assim a pessoa não quiser sentar direto no assento e agora que sabe que colocar o papel pode não ser a melhor escolha, existem outras formas de evitar o contato direto. Por exemplo, agachar pode ser uma opção, contudo, com o passar do tempo isso pode causar problemas, principalmente para as mulheres.

Então, uma outra forma é usar lenços desinfetantes para limpar o assento antes de usá-lo, ou então ter sempre em mãos aqueles protetores de vaso descartáveis. E também é importante ter um cuidado para tocar em outras superfícies do banheiro, porque elas também podem ter microrganismos.

Assento

Canaltech

Um outro ponto que envolve o assento de vasos sanitários, e que muitas pessoas nunca nem prestaram atenção é o seu formato. Alguns deles têm o formato de uma ferradura e outros não. Mas por que será que isso acontece?

Esse tipo de assento é mais comum de ser visto nos vasos de banheiros públicos. Ele não tem o formato oval que a maioria está acostumada. Esse assento tem um corte na parte inferior, mas ninguém consegue explicar direito o motivo. Contudo, de acordo com alguns especialistas, esse assento em formato de ferradura não é somente uma escolha de design diferente. Realmente existe um motivo para ele ser assim.

Curiosamente, a Associação Internacional de Oficiais de Encanamento e Mecânica (IAPMO) descreve esse assento no formato de ferradura como sendo o padrão da indústria para os vasos de banheiros públicos.

“Os assentos, para uso público, devem ser do tipo alongado e do tipo frontal aberto ou ter um dispensador automático de capa de assento”, diz o Código Uniforme de Encanamento.

Como dito antes, ninguém sabe ao certo o motivo disso. Por isso, esse formato em U já foi alvo de várias teorias. No entanto, Lynne Simnick, vice-presidente sênior de desenvolvimento de código da IAPMO, disse em uma entrevista que o assento nos vasos é puramente uma questão de higiene.

O design no formato de ferradura serve, na prática, para “eliminar uma área que poderia estar contaminada com urina e evitar o contato genital do usuário com o assento”, segundo com Simnick.

A vice-presidente também disse na mesma entrevista que esse tipo de assento dos vasos foi projetado pensando nas mulheres. Até porque, como Simnick explica, a ideia é dar às mulheres a possibilidade de limpar a área perineal sem nenhuma dificuldade depois que elas usarem o banheiro.

Fonte: Lupa1, Canaltech

Imagens: Canaltech, O sagaz

Nasce 1º bebê fruto de útero transplantado fora de estudos clínicos

Artigo anterior

Este é o melhor momento para comprar o iPhone 13?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido