• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Veja um meteoro explodindo no céu da Austrália [Vídeo]

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      30/08/18 às 19h56

Qual seria a sua reação se avistasse uma enorme bola de fogo no céu da sua cidade? Bom, os moradores da cidade de Perth, na Austrália, ficaram muito assustados com o acontecimento na última terça-feira (28 de agosto). Depois de presenciarem uma bola de fogo no céu, os bombeiros começaram a receber desesperadamente ligações sobre o acontecimento.

Enquanto as pessoas não sabiam o que era, surgiram discussões do que realmente era. Com certeza muitos falaram que eram alienígenas, por exemplo. Bom, isso ocorreu até o momento em que o Observatório de Perth informou que um meteoro tinha atingido a atmosfera terrestre.

Mas e você, alguma vez viu um meteoro explodindo no céu? A gente mostra como foi esse acontecimento na Austrália.

Meteoro invade a atmosfera e explode no céu da Austrália

Rosena Cox, uma das moradoras da região, disse o seguinte: "Eu acabei de ouvir esse enorme estrondo, soou como uma explosão e eu apenas pensei 'que diabos foi isso' porque era tão intenso". Ela afirmou à rádio ABC Perth que achava que um avião tivesse caído.

Especialistas da Universidade Curtin estão tentando descobrir se o meteoro chegou a cair no solo australiano. O presidente da Desert Fireball Network (instituição australiana que investiga esse tipo de fenômeno), Phil Bland, disse à rádio que as primeiras observações indicam que existem chances do objeto ter chegado ao solo.

"Era excepcionalmente brilhante, então deve ter sido um grande objeto, então isso é realmente emocionante. A outra coisa é que as pessoas relataram booms sonoros, e você só consegue isso se passa pela atmosfera baixa na atmosfera, o que é um sinal muito bom", afirmou Phil Bland.

Para Blabd, a maioria dos meteoros viaja tão rápido que acabam queimando antes de chegar ao solo. Quando atingem o chão, estão com 2 a 3 por cento do seu tamanho total. Mas caso um meteoro permaneça intacto ao atravessar a atmosfera, ele terá que ser relativamente grande e precisará viajar com menos velocidade.

"A velocidade média no topo da atmosfera é de 17 quilômetros por segundo - se desceu para cerca de 4, provavelmente sobreviveu. Ouvir booms sonoros é realmente um grande negócio. Isso significa que ele caiu muito baixo e estava indo, do nosso ponto de vista, relativamente lento" afirmou Bland.

Mas e você, já tinha visto alguma vez na vida um meteoro explodindo no céu (mesmo que por vídeo)? Comente!

Próxima Matéria
Via   Revista Galileu  
Imagens Cataclysm
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+