• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Veja um meteoro explodindo no céu da Austrália [Vídeo]

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      30/08/18 às 19h56

Qual seria a sua reação se avistasse uma enorme bola de fogo no céu da sua cidade? Bom, os moradores da cidade de Perth, na Austrália, ficaram muito assustados com o acontecimento na última terça-feira (28 de agosto). Depois de presenciarem uma bola de fogo no céu, os bombeiros começaram a receber desesperadamente ligações sobre o acontecimento.

Enquanto as pessoas não sabiam o que era, surgiram discussões do que realmente era. Com certeza muitos falaram que eram alienígenas, por exemplo. Bom, isso ocorreu até o momento em que o Observatório de Perth informou que um meteoro tinha atingido a atmosfera terrestre.

Mas e você, alguma vez viu um meteoro explodindo no céu? A gente mostra como foi esse acontecimento na Austrália.

Meteoro invade a atmosfera e explode no céu da Austrália

Rosena Cox, uma das moradoras da região, disse o seguinte: "Eu acabei de ouvir esse enorme estrondo, soou como uma explosão e eu apenas pensei 'que diabos foi isso' porque era tão intenso". Ela afirmou à rádio ABC Perth que achava que um avião tivesse caído.

Especialistas da Universidade Curtin estão tentando descobrir se o meteoro chegou a cair no solo australiano. O presidente da Desert Fireball Network (instituição australiana que investiga esse tipo de fenômeno), Phil Bland, disse à rádio que as primeiras observações indicam que existem chances do objeto ter chegado ao solo.

"Era excepcionalmente brilhante, então deve ter sido um grande objeto, então isso é realmente emocionante. A outra coisa é que as pessoas relataram booms sonoros, e você só consegue isso se passa pela atmosfera baixa na atmosfera, o que é um sinal muito bom", afirmou Phil Bland.

Para Blabd, a maioria dos meteoros viaja tão rápido que acabam queimando antes de chegar ao solo. Quando atingem o chão, estão com 2 a 3 por cento do seu tamanho total. Mas caso um meteoro permaneça intacto ao atravessar a atmosfera, ele terá que ser relativamente grande e precisará viajar com menos velocidade.

"A velocidade média no topo da atmosfera é de 17 quilômetros por segundo - se desceu para cerca de 4, provavelmente sobreviveu. Ouvir booms sonoros é realmente um grande negócio. Isso significa que ele caiu muito baixo e estava indo, do nosso ponto de vista, relativamente lento" afirmou Bland.

Mas e você, já tinha visto alguma vez na vida um meteoro explodindo no céu (mesmo que por vídeo)? Comente!

Próxima Matéria
Via   Revista Galileu  
Imagens Cataclysm
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+