• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Vídeo da NASA mostra a assustadora elevação da temperatura da Terra nos últimos anos

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      12/04/18 às 17h59

A mudança climática refere-se à variação do clima em escala global. Não é nenhuma surpresa que o clima do nosso planeta vem mudando cada vez mais, e como consequência a Terra está sendo afetada. Mas como essas mudanças climáticas acontecem? Para a nossa felicidade, a NASA fez um vídeo para nos ajudar a entender o nível das mudanças climáticas que estão acontecendo.

O fato é que o mundo está passando por um aquecimento global, algo que os humanos modernos ainda não tinham experimentado. O vídeo feito pela NASA mostra dados de 140 anos em apenas 36 segundos. No vídeo, podemos ver as temperaturas da superfície do nosso planeta, desde que os registros começaram (em 1880) até o ano de 2017. O vídeo vocês podem conferir abaixo.

Cento e quarenta anos em 36 segundos

Nesse vídeo, foi reunido informações de 6.300 estações meteorológicas, navios, boias e estações de pesquisas antárticas. Com codificação de cores simples, esse vídeo mostra as tendências das médias globais de temperatura de acordo com que elas foram se modificando em relação à média do século XX. Tal medida é conhecida como anomalia da temperatura.

Em todo o século 10 e durante metade do século 20, as temperaturas eram mais tranquilas - representadas pela cor azul - e onde o clima era mais quente ficou representado pelas cores laranja e vermelho. Como vocês podem perceber, depois dos anos 1980 se iniciou grandes mudanças, fazendo com que as cores amarelo e laranja tomasse conta de várias regiões, sem falar nas cores vermelhas.

Os anos mais perigosos

Entre 2013 e 2017, os últimos 5 anos, foram os mais quentes já registrados. Bom, no ano passado (2017), foi o segundo ano mais quente, só não foi superior ao ano de 2016. A má notícia é que devemos nos preocupar bastante com o que está acontecendo.

Apesar da evidência de que a Terra está passando por mudanças climáticas radicais, acreditem, algumas pessoas insistem em ignorar esse fato, dizendo que tudo isso não passa de uma invenção e que mudanças climáticas e aquecimento global não existem.

Esperamos, caros leitores, que esse vídeo possa conscientizar os nossos leitores sobre a emissão de gases. Uma solução seria investir em tenologias de energia limpa, seria um caminho para tentar mudar o que estamos fazendo com a nossa 'casa'.

Mas e você, acredita que essas tecnologias podem salvar o mundo? Não esqueça de deixar o seu comentário aqui embaixo.

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+