Curiosidades

Você é curioso? Temos uma ótima notícia para você

0

Você sabia que ser curioso possui vantagens? O filósofo Thomas Hobbes afirma que a curiosidade é uma virtude e um vício ao mesmo tempo.

Primeiramente é preciso explicar que a curiosidade é a força por trás da ciência, exploração e descoberta, por isso ela é tão importante para o sucesso da nossa espécie e para a nossa inteligência.

Além disso, ser curioso também pode ser uma benção individual, que pode nos guiar para uma vida apaixonada e cheia de propósito. 

No entanto, “a luxúria da mente”, como Hobbes apelidou a curiosidade, pode ser considerado um vício quando nos leva a perder tempo com notícias que sabemos ser falsas, ou tendenciosas, assim como ficar horas procurando perfis nas redes sociais e perseguir experiências perigosamente extremas, como pular de locais altos apenas para saber qual é a sensação.

Em um mundo moderno, é importante saber como usar a nossa curiosidade e evitar cair em armadilhas. Por isso, algumas pesquisas estão se desdobrando para abordar o tema.

Benefícios de ser curioso 

Foto Getty Images via BBC

Existem diversos benefícios de ser curioso. Entre eles podemos citar que o desejo de explorar e buscar novidades nos ajuda a permanecer vigilantes e descobrir informações sobre nosso ambiente, que está em constante mudança. Talvez esse seja o motivo para o nosso cérebro ter evoluído para liberar dopamina e outras substâncias químicas ao ter contato com coisas novas.

Além disso, pesquisas recentes mostram que ser curioso está relacionado a níveis maiores de emoções positivas e níveis mais baixos de ansiedade. Os estudos ainda apontam que a curiosidade traz mais satisfação com a vida e a um maior bem-estar psicológico. Isso acontece devido ao fato de que quando estamos interessados no que estamos fazendo, é mais fácil fazer bem.

Também é apontado que quando estamos curiosos sobre os outros, somos mais capazes de compreender experiências de vida e visões de mundo diferentes da nossa. Vale ressaltar que o interesse mútuo é uma forma de construir uma relação mais próxima com as pessoas.

Os estudos ainda apontam que as pessoas curiosas estão sempre correndo atrás de novidades, o que é bom para a carreira profissional, já que as empresas costumam buscar profissionais que tenham diversas visões de mundo.

Outro benefício da curiosidade é que ela contribui para o aprendizado, já que te motiva a descobrir mais sobre diversos assuntos. Quando nós sentimos curiosos, costumamos encontrar meios para solucionar as nossas dúvidas.

Além disso, essa busca pelo conhecimento pode te fazer conhecer assuntos interessantes e pessoas com quem você pode formar vínculos duradouros.

Benefícios para a carreira

Foto Getty Images via BBC

Como citado no texto, ser curioso pode trazer benefícios profissionais. Isso porque essa capacidade é considerada um soft skill, ou seja, uma habilidade mais ligada ao comportamento que ao conhecimento técnico, um recurso muito valorizado por recrutadores e gestores de equipe.

De acordo com um estudo recente realizado pela SAS com mais de 2 mil gerentes e coordenadores de cinco setores e seis países diferentes, 60% dos líderes apontam que é difícil encontrar profissionais com soft skill necessária, e entre os traços mencionados está a curiosidade.

A mesma pesquisa afirmou que 72% dos geradores de recursos humanos entrevistados informaram que a criatividade é uma característica importante para os funcionários. Desses profissionais, 59% apontaram que ser curioso gera um maior impacto positivo no negócio.

Em concordância, vale apontar que as pesquisas do LinkedIn mostram que postagens que mencionam a curiosidade tiveram um aumento de 71%. Além disso, o envolvimento com essas publicações cresceu ainda mais quando houve uma discussão sobre o tema, chegando a atingir um aumento de 158% de 2020 a 2021. 

Fonte: New Scientist, People, O Globo

Seres humanos podem hibernar?

Artigo anterior

Tatuagens: o que algumas delas significam na cadeia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido