• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Você sabe qual é o cheiro de cada planetas do sistema solar?

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      04/01/15 às 01h16

Há um tempo atrás, você deve ter visto por aqui uma matéria que revelava qual o verdadeiro cheiro do espaço. A descoberta foi realmente intrigante, já que a gente nunca poderia imaginar que o universo poderia ter algum tipo de aroma. Hoje, no entanto, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto e descobrir qual o cheiro particular de alguns ilustres "integrantes" do sistema solar.

Mas, calma, ninguém saiu por aí cheiro a superfície de cada planeta. Tudo o que os cientistas fizeram foi reproduzir, em ambiente apropriado, os gases e elementos químicos que estão presentes na atmosfera de cada um deles (conforte apontaram as análises das sondas enviadas ao espaço) e, então, chegar a um cheiro aproximado ao que eles podem ter. Entendeu?

Então, agora confira a lista que preparamos e descubra que cheiro tem planetas como Vênus, Mercúrio, Saturno e até mesmo satélites naturais, como a nossa Lua:

Mercúrio

1

Logo de cara, vamos falar sobre o Mercúrio, o planeta mais próximo do sol. Dizem os cientistas que ele não tem cheiro pelo simples fato de não ter uma atmosfera.

Vênus

2

Esse, apesar de ser um símbolo do amor, não ajuda na hora de se apaixonar. Isso porque ninguém aguenta seu aroma de ácido sulfúrico ou, como é mais conhecido, de enxofre!

Lua

3

Como todo mundo sabe, a Lua não é planeta, mas entrou em nossa lista por estar no sistema solar. Aliás, é super curioso o cheiro que os cientistas dizem ter nosso satélite natural: algo bem parecido com o cheiro de pólvora. Isso acontece, segundo quem entende do assunto, porque a Lua está exatamente na linha de "tiro" dos ventos solares, que combinados com dióxido de silicone, resultam nesse aroma.

Marte

4

O famoso planeta vermelho, como não podia deixar de ser, tem um cheiro forte. Isso porque a mistura de ferro, magnésio, enxofre e muito dióxido de carbono resulta em um fedor que só pode ser comparado ao de ovo podre.

Júpiter

5

Esse sim é um planeta cheio de gases, e o mais engraçado de tudo: gases divididos em camadas. Assim, a primeira teria um cheiro leve de amônia, a seguinte seria uma combinação do aroma anterior com o podre. Na sequência, as camadas têm aroma de sulfeto de hidrogênio e cianeto de sulfato, que lembram o cheio de amêndoas amargas.

Saturno e sua Lua, Titã

6

Assim como no caso de nosso primeiro planeta, Mercúrio, Saturno não tem cheiro (só anéis mesmo). No entanto, Titã, como é chamada sua lua, tem um atmosfera cheia de nuvens de hidrogênio, com um aroma muito parecido ao de petróleo, quando em processamento nas usinas.

Urano

7

Outro planeta que desaponta é Urano. Segundo os cientistas, ele também não tem qualquer cheiro.

Netuno

8

A ausência de cheiro também é uma característica marcante de Netuno. Isso porque o planeta é composto, basicamente, por hidrogênio, hélio e apenas 2% de metano. Essa composição, pelo visto, não produz odor algum.

Terra

9

Embora você, provavelmente, tenha ficado ansioso para saber qual é o cheiro da Terra, lamentamos decepcionar. A Terra tem vários cheiros e nenhum realmente característico, já que ela está sobre a influência da vida humana e de vários elementos naturais que não estão presentes em outros planetas (como plantas, bichos, o mar), além de abrigar uma quantidade enorme de gases diversificados.

Ficou empolgado com essa história de cheiros? Então talvez você goste de descobrir também quantos cheiros diferentes nós somos capazes de detectar. 

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+