Curiosidades

Você sabia que a AK-47 é a arma mais usada do mundo? Descubra quem foi seu inventor

0

A arma automática Ak-7 é uma das mais conhecidas. Além de ser usada de forma recorrente por personagens de filmes também chega a ser citada em músicas. Não é para menos, a arma é considerada a mais usada do mundo.

Para você ter uma ideia, a estimativa é de que existam uma Ak-47 para cada 70 pessoas do planeta. Ela já foi fabricada cerca de 100 milhões de vezes. Não é difícil imaginar porque o fuzil foi considerado o mais importante do século XX.

O inventor

INVENTOR

Você já se perguntou quem foi o inventor da Ak-47? A ideia de criar a arma foi do russo Mikhail Timofeyevitch Kalashnikov, por isso ela leva o seu nome. A sigla significa Avtomat Kalashnikov obraztsa 1947 goda, que quer dizer “Arma Automática de Kalashnikov modelo de 1947”.

Kalashnikov era autodidata e projetou o fuzil em 1947. Segundo ele, se tratava da “arma perfeita para a defesa da pátria”, porque ela era confiável e simples. No fim das contas, ela foi utilizada para a defesa de diversos outros países.

A AK-47 é a arma padrão  da infantaria de 82 exércitos nacionais do mundo. Mikhail Kalashnikov foi considerado um herói na antiga União Soviética. Mas no seu aniversário de 90 anos ele fez uma crítica sobre a criação e  lamentou que a arma estivesse “longe de só servir a metas justas”.

Em uma entrevista ao jornal britânico The Guardian, em 2002, o inventor declarou que gostaria de ter inventado um cortador de grama.

Mortes

ak

Uma das razões que tornam a AK-47 tão popular foi o fato de que ela tornou os conflitos armados mais baratos. De acordo com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância, em alguns países o fuzil chega a custar 1.500 dólares, mas em outros o preço é menor do que 300 dólares.

Além de ser usada por exércitos, a arma também costuma ser a mais utilizada nas guerras civis da África, onde geralmente são as crianças que manipulam o fuzil.

O fuzil dispara 600 tiros por minuto e pode atingir vítimas num raio de até 300 metros. A AK 47 é a arma capaz de matar mais pessoas por minuto, além de causar ferimentos mais graves. Ele já fui usado para matar milhões de pessoas em todos os continentes.

Fez compras online? Saiba aqui como receber parte do seu dinheiro de volta

Matéria anterior

5 casos impressionantes de crianças que afirmam se lembrar de suas vidas passadas

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos